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Metodologia Ágil, uma alternativa para driblar as imprevisibilidades

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Aqui na VT Soluções, acreditamos que o Recursos Humanos do futuro deve apostar cada vez mais na relação entre os colaboradores para crescer sustentavelmente. Por isso, ficamos muito entusiasmados quando vemos empresas apostarem na Metodologia Ágil. Isso porque os métodos ágeis, oriundos da transformação tecnológica, valorizam principalmente os indivíduos e as interações.

Acreditamos que, com o atual ritmo do avanço digital, a relação de confiança entre pessoas torna-se ainda mais necessária. Profissionais executando posições de liderança transmitem mais confiança aos consumidores. Neste webinar, Luiz Parzianello, especialista em gestão empresarial e pioneiro em gestão de negócios e métodos ágeis, nos conta que a inovação do século resulta de uma combinação entre pessoas e tecnologia. E é isso que sustenta a cultura e a experiência dentro de uma organização.

 

Mas afinal, o que é a Metodologia Ágil?

Uma ferramenta que defende o diálogo a partir de argumentos que condizem com o contexto dos clientes. O método é uma nova forma de gestão e desenvolvimento que usa uma abordagem de planejamento e execução interativa, dividindo o problema em produtos menores e que visa entregar uma solução funcionando regularmente. Um de seus principais princípios é a construção de projetos através de equipes motivadas, com ambiente e suporte adequados.

Uma metodologia ágil defende que é preciso ouvir o cliente e criar o produto aos poucos, ouvindo suas necessidades a partir de cada etapa. Sendo assim, o resultado final será algo construído através de mudanças constantes e a partir de diferentes pensamentos. Realizar a entrega em partes faz com que o cliente usufrua de recursos do produto, podendo verificar erros e sugerir alterações. O método é um facilitador para que, ao final da entrega, o cliente não receba algo completamente distante do que imaginou.

O principal diferencial das metodologias ágeis é ausência da necessidade de um gerente. Essas metodologias são auto gerenciáveis, ou seja, a ideia é contar apenas com um líder para facilitar o trabalho da equipe. Os trabalhos são incrementados entre si, e a comunicação entre equipe e cliente é a chave principal para um bom resultado. Por fim, podemos afirmar que uma metodologia ágil gera valor à organização e melhora a produtividade da equipe.

Em poucas palavras...

A Metodolgia Ágil valoriza:

Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas
Solução em funcionamento acima de documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano

As pessoas são a origem de tudo, e o contexto de onde elas vêm expressa muito sobre o conteúdo que elas desejam. Por isso, uma boa análise é necessária antes das tomadas de decisão. A maior prioridade da Metodologia Ágil é satisfazer o cliente priorizando sempre as entregas em prazos curtos, que podem ser de semanas até no máximo meses. Estabelecendo um roteiro de intervalos regulares, a equipe elabora estratégias para tornar o trabalho mais efetivo, ajustando e otimizando os atos conforme as demandas.

E a sua empresa? Está preparada para adotar essas novas metodologias de trabalho?

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Pensando em facilitar o trabalho do RH e entregar maior autonomia aos colaboradores, desenvolvemos o app Meu VT.

Somos a primeira gestora de vale-transporte a criar esse tipo de plataforma, pensando exclusivamente nos benefícios de nossos clientes. Acessando com seu CPF, o colaborador poderá consultar suas três últimas cargas de VT realizadas pela empresa, sem precisar passar pela área de RH.

Qual a vantagem do Meu VT para o RH?

O Meu VT é um facilitador no processo de gestão do vale-transporte de uma empresa. Afinal, é prático e rápido. A consulta passa a ser feita exclusivamente pelo colaborador, o que diminuirá a carga de serviços do setor de RH.

Por que é bom para o colaborador?

O colaborador pode acessar o app a qualquer momento, sem precisar entrar em contato com o setor de RH. É um serviço desburocratizado e tecnológico que fornece as informações necessárias na palma da mão.

Além das consultas de pedidos, o Meu VT também traz diversas informações sobre o vale-transporte. Na sessão FAQ, as principais dúvidas do benefício são respondidas de acordo com a legislação vigente.

Por enquanto, a plataforma está disponível somente para dispositivos Android - instalado diretamente pelo Google Play. Caso necessite de uma visita presencial, estamos dispostos a visitar sua empresa para falar um pouco mais sobre o aplicativo.

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Desde o início da VT Soluções, estabelecemos como um de nossos pilares  a proximidade com os nossos clientes. Para nós, ouvir nossos parceiros é o que nos move e nos melhora. Nas redes sociais, escolhemos o LinkedIn, a maior plataforma profissional do mundo, para nos conectar com quem compartilha uma visão de um mundo menos burocrático e mais inovador.

E foi uma escolha certa. Hoje somos uma marca com mais de 1000 seguidores. Um número que nos enche de orgulho e nos dá ainda mais energia para seguir em frente.

Para saber um pouco mais como a plataforma tem ajudado empresas a se conectar com o público, conversamos com o gerente de relacionamentos do LinkedIn Brasil, Diogo Marra. A entrevista você confere abaixo:


De que forma o LinkedIn pode contribuir para o fortalecimento da marca e consolidação das empresas?

Num mundo conectado, as pessoas procuram diariamente informação no LinkedIn para complementar sua opinião ou rol de informações sobre uma empresa ou pessoa. Eu, por exemplo, sigo no Linkedin as empresas que mais me instigam com conteúdo. Assim como seguimos tendências no Facebook, no LinkedIn as empresas têm a chance de contar sua história por elas mesmas, sem intermediários, trabalhando assim seu institucional na maior rede social profissional do mundo.

O que as empresas devem comunicar no LinkedIn?

É importante que as empresas comuniquem esses três pilares:

1) "Marketear" seus produtos e serviços para um público seleto e antenado, através de posts interessantes de cases, blog postings, posts com imagens etc...

2) Contar o que está por trás do business: qual é o impacto no mundo? Nas comunidades e ambiente? Como ele tem influenciado o mundo dos negócios ou agindo com inovação

3) Institucional: mostrar aos 30 milhões de usuários do Brasil o porquê daquela empresa ser um lugar de escolha para se fazer parte ou desejar trabalhar.

Quais são as diferenças das marcas estarem no Facebook e no LinkedIn?

Eu costumo brincar: "você vai de terno pra praia?". A mesma alegoria eu reservo para as redes sociais: os veículos de comunicação têm objetivos distintos. O Facebook voltado para conteúdos de consumo e cotidiano, e o LinkedIn à marketing B2B, conhecimento profissional e o mundo dos negócios.

Quais são os principais erros que as pessoas cometem na plataforma?

O primeiro deles, sem sombra de dúvidas, é simplesmente acreditar que o LinkedIn é um banco de CV's e esquecer de cultivar seu network e absorver as toneladas de atualizações e conteúdos para seu aprendizado. LinkedIn é como a academia: é um exercício diário que fortalece seu músculo corporativo.

Acho que em segundo lugar é o hábito de trazer temas que não agregam à discussão, como vitimização do momento econômico e etc... Acredito que todos temos que sacudir a poeira e se movimentar, e não reclamar.

Quais as principais funcionalidades do LinkedIn que podem ajudar as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras?

Recentemente lançamos dentro da aba vagas uma ferramenta que te marca como buscando oportunidade, conhecimento indispensável (junto dos filtros e áreas de interesse) para quem quer se recolocar.

Também introduzimos nas últimas semanas a oportunidade de vídeos diretamente na plataforma, o que pode inovar na maneira das pessoas influenciarem seus clientes e contatos com informação.

E você? Está aproveitando todo o potencial que o Linkedin oferece para a sua carreira e para os negócios da sua empresa?

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