fbpx

BLOG DA VT

Você nunca terá um RH de alta performance!

terça-feira, abril 2024
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Você nunca terá um RH de alta performance!

Se você não conhecer a pirâmide do planejamento, você NUNCA terá um RH de alta performance.

Sabe por quê? O planejamento organizacional está estritamente ligado ao desempenho da equipe.

Isso se deve ao fato do planejamento influenciar diretamente na definição de metas, estratégias e indicadores de desempenho da equipe, contribuindo para o sucesso da empresa.

Quer conhecer a pirâmide e otimizar a performance da sua equipe? Siga com a leitura!

 

Mas antes,  o que é um planejamento organizacional?

Em uma palavra, o planejamento organizacional pode ser descrito como: GUIA.

Isso mesmo, é ele que vai orientar TODAS as suas decisões e, sentimos em te dizer, mas sem ele, você provavelmente está perdidinho.

Dividido em estratégico, tático e operacional, o planejamento contribui significativamente para o sucesso e o crescimento da organização, além de estipular o que será necessário para que a organização alcance os resultados visados.

Leia também: Como ganhar visibilidade em relação à concorrência?

 

ESTRATÉGICO (topo)

O topo da nossa pirâmide, a parte estratégica de um planejamento se assemelha a um sonho para sua empresa, é a posição que ela quer alcançar dentro do mercado.

Sempre aspirando ao crescimento, ela envolve o diagnóstico da empresa, com avaliação de suas forças, fraquezas, oportunidades no mercado e ameaças. A partir dessa análise, são definidos os objetivos a serem atingidos em um longo prazo.

Vale lembrar que esses objetivos precisam estar alinhados com a missão, visão e valores da sua marca, respeitando a integridade e comunicação do negócio, além de atender as demandas do mercado e as necessidades dos clientes.

 

TÁTICO (meio)

A partir de agora, as ações passam a ser mais direcionadas, buscando resultados de médio prazo.

O grande objetivo já foi estabelecido, então precisamos pensar “como vamos chegar lá?”. É para isso que serve o plano tático, para definir o que cada departamento da empresa vai executar e traduzir em ações específicas.

 

OPERACIONAL (base)

Chegamos na base da nossa pirâmide, onde os processos precisam ser extremamente detalhados.

O plano operacional vai ficar encarregado de avaliar os recursos, pessoas responsáveis por cada tarefa e prazos de entrega que serão necessários, considerando sempre as atividades que foram estabelecidas nos planos anteriores para implementar as novas ações.

Logo, o plano operacional também é conhecido como de ação, sendo flexível às mudanças, ele serve para prazo menores e faz uma avaliação frequente dos andamentos de cada tarefa.

 

Com os departamentos alinhados, uma comunicação integrada e objetivos específicos e alcançáveis, o planejamento aperfeiçoa a eficiência da equipe, melhora as tomadas de decisões e fortalece a cultura organizacional.

Assim, independente do tamanho da empresa, ela PRECISA planejar o futuro para alcançar os resultados e construir um RH efetivo.

 

Quer saber outra coisa que auxilia na construção de um RH de alta performance?

Descartar processos que só ocupam tempo do RH, mas poderiam ser realizados de modo mais produtivo. A organização dos benefícios é um desses processos, que rouba tempo dos gestores e poderia ser feito de forma automatizada.

A VT Soluções é uma operadora de benefícios corporativos, especializada na gestão de vales-transporte, há quase 10 anos no mercado, nós somos especialistas e podemos poupar seu tempo, economizar seus recursos e, claro,  ficar responsáveis pela parte burocrática dos VTs.

Conte conosco para administrar o vale-transporte de seus colaboradores e otimizar a sua gestão com segurança e economia.

Ficou interessado?

Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Leia também: já organizou o calendário da sua empresa para o segundo semestre de 2024? 

 

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, julho 2021

7 ANOS DE VT SOLUÇÕES

Em 2014, 5 colegas de trabalho que desejavam empreender e colocar em prática o seu ideal em comum, tiveram a ideia de abrir a própria empresa, tudo isso em uma conversa de bar após o expediente. A partir daí, o plano foi se concretizando, alugaram uma sala, cada um contribuiu financeiramente com o que podia […]

Abrir
+ leia mais
terça-feira, abril 2024

Você nunca terá um RH de alta performance!

Se você não conhecer a pirâmide do planejamento, você NUNCA terá um RH de alta performance. Sabe por quê? O planejamento organizacional está estritamente ligado ao desempenho da equipe. Isso se deve ao fato do planejamento influenciar diretamente na definição de metas, estratégias e indicadores de desempenho da equipe, contribuindo para o sucesso da empresa. […]

Abrir
Contato comercial