fbpx

BLOG DA VT

Comemore o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ na sua empresa

quarta-feira, junho 2023
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Comemore o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ na sua empresa

O mês de junho é considerado o mês do Orgulho, pela data que marca o dia do movimento LGBTQIAP+ internacionalmente.  

Muitas empresas aproveitam para celebrar essa data internamente, reforçando a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. 

Trouxemos 6 ações que o RH pode desenvolver junto ao time de marketing para comemorar esse momento com seus colaboradores.  

Confira! 

O que é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+? 

 Historicamente, o Dia do Orgulho aconteceu pelo fato da Rebelião de Stonewall Inn, nos Estados Unidos em 1969.  

Na ocasião, policiais prenderam e agrediram frequentadores do bar gay, gerando uma série de manifestações da população contra a perseguição policial e social. Um ano depois, nessa mesma data (28 de junho), aconteceu a 1° Parada do Orgulho Gay. 

Desde então o movimento vem crescendo cada vez mais, se espalhando pelo mundo todo.  

O que significa a sigla LGBTQIAP+?

 O acrônimo, corresponde a cada letra que possui um significado e representa as pessoas incluídas no movimento.  

L – Lésbicas 

G – Gays 

B – Bissexuais 

T – Transexuais, transgêneros, travestis 

Q – Queer 

I – Intersexual 

A – Assexual 

P – Pansexual  

 Ações para as empresas celebrarem o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ 

 As organizações têm um papel importante quando o assunto é diversidade e inclusão. Com isso, a missão de muitas empresas está em promover um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para estimular a transformação em sua cultura interna junto aos seus colaboradores. 

Dica de leitura: Podcast Sala do RH: tornando o RH um setor mais estratégico e de espaço acolhedor que promova o diálogo 

Veja algumas dicas: 

 1-Desenvolva palestras sobre inclusão 

 A informação correta sobre o tema garante que a equipe esteja sempre atualizada e entenda a relevância do assunto. Desenvolver palestras anuais, debates e discussões sobre o movimento, ajuda a capacitar novos colaboradores, bem como aprofundar o tema com os antigos funcionários.  

 2-Promova o dia da camiseta colorida 

 Essa ação tem o intuito de engajar os times, além de ensiná-los. Organize com sua equipe para cada colaborador vestir uma camiseta com a cor que representa o movimento. Essa atividade também é válida tanto para quem trabalha no modelo presencial quanto para o remoto. O importante é participar e aprender! 

 3-Faça uma sessão de filmes e documentários sobre o tema 

 Cada vez mais as produções audiovisuais estão dando voz e abordando temas que fazem parte do nosso cotidiano. Faça uma sessão de filmes e documentários, proporcionando um momento de descontração e aprendizado em conjunto, voltando o olhar da equipe para o assunto.  

4-Decore a empresa

 Assim como no Outubro Rosa e no Novembro Azul as empresas participam dessas ações, no Dia do Orgulho também é válido decorar as salas e mesas dos funcionários, de maneira a fazer com que os colaboradores LGBTQIAP+ se sintam representados.  

Cole bandeiras de arco-íris e frases na parede, mude o logo da marca para as cores do movimento ou crie fundos de tela para serem usados nas chamadas de vídeo. Seja criativo, mas lembre-se do propósito da causa.  

 5-Distribuição de livros relacionados com o tema 

 Além de incentivar a leitura e fomentar a cultura, distribuir livros sobre o tema estimula os colaboradores a entenderem mais sobre o assunto, aumentando seu nível de conhecimento. 

 6-Realize doações 

 Dependendo do nível de engajamento e maturidade da empresa, outra estratégia interessante é ajudar, através de doações, ONG’s e coletivos que fazem parte do movimento e estão em situação de vulnerabilidade.  

Com isso, as equipes não só estarão fazendo a sua parte ajudando o próximo, mas exercendo um novo olhar para a comunidade LGBTQIAP+. 

 Viu como é possível realizar ações que tornam o mês do Orgulho ainda mais significativo? Toda e qualquer mudança precisa ser além do planejamento e começar de maneira interna nas empresas.  

 Com o apoio de todos, a diversidade e inclusão vão sendo construídas aos poucos no dia a dia das organizações, a partir de trocas e aprendizados constantes.  

 Leia também: Desafios da inclusão no ambiente de trabalho 

 Feliz Dia do Orgulho! 

Veja também

+ leia mais
terça-feira, maio 2021

Apps para organização pessoal e profissional

Com nossas vidas cada vez mais carregadas de afazeres, precisamos de qualquer ajuda para gerenciar o nosso tempo. Como estamos o dia inteiro grudados aos nossos celulares, os aplicativos para esses dispositivos acabam sendo o recurso com os quais podemos contar para nos organizar. Principalmente para aqueles que possuem rotinas complexas e cheias de tarefas […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, maio 2021

Método Getting Things Done É uma metodologia de produtividade criada por David Allen, que começou a trabalhar com produtividade há mais de 30 anos. Com o tempo, reunindo diversos aprendizados e técnicas de produtividade ao longo da vida, ele publicou um livro que deu base à metodologia: “Getting Things Done” ou “A arte de fazer […]

Abrir
Contato comercial