fbpx

BLOG DA VT

Podcast Sala do RH: tornando o RH um setor mais estratégico e de espaço acolhedor que promova o diálogo

quarta-feira, março 2022
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Podcast Sala do RH: tornando o RH um setor mais estratégico e de espaço acolhedor que promova o diálogo

Nem sempre um bom gerenciamento de recursos humanos nas organizações significa apenas ter uma liderança forte e comprometida com os resultados. Hoje em dia é necessário  pensar no setor de RH de forma estratégica, que pode ser ampliada a todas as camadas da empresa.

Saber a importância dos recursos humanos, não só como referência mas como disseminador de conhecimentos valiosos para os colaboradores é indispensável para uma empresa mais humanitária e inclusiva.  

Deve-se criar espaço para desenvolver e valorizar cada membro da equipe, evoluindo as melhores habilidades de cada um, e promover a inclusão. Mas podemos refletir: será que verdadeiramente estamos vivendo a diversidade da melhor forma? 

Continue na leitura e acompanhe um resumo do nosso podcast abaixo:

O RH como um movimento ativo para a diversidade organizacional

Em nosso podcast, Edu Mendas e a Roberta Daleiro responsável pelo RH da VT Soluções, conversaram com uma convidada especial, a Lizandra, coordenadora de RH do Fecomércio Sesc/Senac Rio Grande do Sul, que abordou a temática com clareza e profundidade dentro de sua expertise de quase 25 anos de atuação na área, no nosso primeiro podcast de 2022.

A temática abordada levantou o questionamento de um movimento inclusivo que possibilite o suporte necessário para um verdadeiro movimento de inclusão, que não seja um programa estático nas organizações, mas com iniciativas de conhecimento estruturado, que seja implementado desde o recrutamento e seleção, onboarding seguindo para todo o cotidiano do colaborador.

O movimento de diversidade dentro da empresa, permite que abrem-se espaços para  o compartilhamento de histórias pessoais de cada colaborador, possibilitando a valorização do outro dentro do pilar da humanização. Quando a equipe como um todo, faz parte desse movimento de inclusão e entende de forma engajada, passa a participar plenamente desse processo, tornando o RH da empresa um setor estratégico e com um espaço acolhedor para o diálogo entre os colaboradores.

O papel da diversidade

Apesar de muitas empresas oferecerem um espaço de receptividade para a inclusão e diversidade nas empresas, o questionamento levantado em nosso podcast é: será que verdadeiramente faríamos a inclusão de pessoas caso não levássemos em consideração a obrigatoriedade da lei?

Em nosso podcast, Lizandra em seu lugar de fala, nos possibilita entender a importância do papel da diversidade, seja de raça, etnia, gêneros ou até mesmo saber aproveitar a troca de conhecimentos entre as gerações.  Para entender o papel da diversidade nas organizações, é necessário viver em um ambiente seguro onde os colaboradores sintam que a verdadeira valorização virá unicamente do seu potencial profissional. 

É primordial sempre levar em consideração a importância de uma comunicação e linguagem adequada. A Lizandra abordou no nosso podcast, a cartilha anti racista criada e toda sua dimensão de divulgação através do material, servindo de incentivo para as empresas que ainda não dão a importância devida ao tema.

É necessário lembrar que toda organização deve fazer a gestão de pessoas, todo líder deve aprimorar e aprofundar a discussão de inclusão em um movimento de diversidade que possa englobar todas as camadas da empresa. Não permitindo pré julgamentos, construindo materiais de maneira acessível e distribuindo histórias reais, que farão com que o time seja cada vez mais engajado e preparado para defender e apoiar a diversidade tão essencial para criar empresas cada dia mais humanizadas. 

Quer saber mais? Ouça o episódio completo no Spotify ou Deezer.

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, abril 2021

Quais são os principais vilões da gestão de tempo?

Um dos males da vida moderna é a falta gestão do tempo. Você mal chega no trabalho e já tem milhares de notificações e uma lista de atividades que parece não ter fim. O dia parece que não tem horas suficientes, não é? O excesso de atividades no trabalho reduz o tempo disponível para outras […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, agosto 2020

Você conhece a Técnica Pomodoro?

Em primeiro lugar, você sabia que essa técnica é inspirada em uma fruta? Essa técnica foi desenvolvia por um italiano chamado Francisco Cirllo, nos anos 80. Ela foi criada para usar o tempo como enorme valioso aliado. O pomodoro é uma ferramenta na qual é possível ver não só a quantidade de exercícios que são […]

Abrir
Contato comercial