A diversidade nas empresas tem se tornado um assunto cada vez mais relevante com o passar dos anos. Além de contratar pessoas com diferentes idades, etnias, orientações sexuais, identidades de gênero e deficiências, as organizações devem, acima de tudo, implementar ações para conscientização dos colaboradores. Isso porque, independente da contratação, é necessário oferecer um ambiente de trabalho seguro, saudável e acolhedor para todos os públicos.
Ainda, informar a equipe sobre dados relacionados às desigualdades no mercado de trabalho, também é uma maneira de instigar a reflexão. Por exemplo:
– As mulheres ainda ganham cerca de 20,5% a menos que os homens no país, segundo estudo de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
– Mais de 41% dos funcionários LGBTQIA+ afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação em razão da sua orientação e 58% dos profissionais negros vivenciaram preconceito racial no trabalho, de acordo com o Center for Talent Innovation (Coqual).
– Os idosos representam apenas 7,2% da força de trabalho do Brasil, conforme dados de 2018, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE.
– O Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2017, revelou que, do total de 8,3 milhões de matriculados no Ensino Superior, apenas 0,68% eram indígenas, o que dificulta a inserção deste público no mercado de trabalho.
– Em 2018, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) apontou que as pessoas com deficiência ocupavam cerca de 1% das vagas formais de emprego.
Os dados são alarmantes, não é mesmo? Por isso, promover palestras, propostas e estabelecer comitês, torna-se parte essencial deste processo de inclusão.
E sua empresa, é um espaço seguro para a diversidade?
Vencer no mercado cada dia mais competitivo pode depender de variáveis que você nunca imaginou. A comunicação é a principal delas. Parece exagero? Mas uma estratégia organizacional eficaz precisa de pessoas alinhadas aos seus objetivos. No âmbito interno, isso significa conectar expectativas e valores. No externo, transmitir uma identidade de forma clara. Mas por que […]
A palavra “compliance” tem origem na língua inglesa e sua tradução literal seria “conformidade”. Além disso, o verbo “to comply” é empregado para indicar o fato de agir em sintonia com as regras. No Brasil, existem alguns usos que dão sentido à palavra, como por exemplo: – Política de compliance: refere-se ao conjunto de medidas […]
Colaborador:
Baixe aqui o app Meu VT