fbpx

BLOG DA VT

Desafios da inclusão no ambiente de trabalho

terça-feira, agosto 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Desafios da inclusão no ambiente de trabalho

A diversidade nas empresas tem se tornado um assunto cada vez mais relevante com o passar dos anos. Além de contratar pessoas com diferentes idades, etnias, orientações sexuais, identidades de gênero e deficiências, as organizações devem, acima de tudo, implementar ações para conscientização dos colaboradores. Isso porque, independente da contratação, é necessário oferecer um ambiente de trabalho seguro, saudável e acolhedor para todos os públicos.

Ainda, informar a equipe sobre dados relacionados às desigualdades no mercado de trabalho, também é uma maneira de instigar a reflexão. Por exemplo:

– As mulheres ainda ganham cerca de 20,5% a menos que os homens no país, segundo estudo de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

– Mais de 41% dos funcionários LGBTQIA+ afirmam ter sofrido algum tipo de discriminação em razão da sua orientação e 58% dos profissionais negros vivenciaram preconceito racial no trabalho, de acordo com o Center for Talent Innovation (Coqual).

– Os idosos representam apenas 7,2% da força de trabalho do Brasil, conforme dados de 2018, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE.

– O Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2017, revelou que, do total de 8,3 milhões de matriculados no Ensino Superior, apenas 0,68% eram indígenas, o que dificulta a inserção deste público no mercado de trabalho.

– Em 2018, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) apontou que as pessoas com deficiência ocupavam cerca de 1% das vagas formais de emprego.

Os dados são alarmantes, não é mesmo? Por isso, promover palestras, propostas e estabelecer comitês, torna-se parte essencial deste processo de inclusão.

E sua empresa, é um espaço seguro para a diversidade?

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, agosto 2019

VT realiza doação para Escola Estadual Especial Cristo Redentor

Há mais de 52 anos a escola Escola Estadual Especial Cristo Redentor, situada no bairro Sarandi, em Porto Alegre/RS, atua com crianças e adultos com necessidades especiais. Atualmente, frequentam a instituição 204 alunos de 6 a 25 anos, divididos em dois turnos, manhã e tarde. Os alunos têm aulas com as disciplinas curriculares, como português, […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, maio 2021

Método Getting Things Done É uma metodologia de produtividade criada por David Allen, que começou a trabalhar com produtividade há mais de 30 anos. Com o tempo, reunindo diversos aprendizados e técnicas de produtividade ao longo da vida, ele publicou um livro que deu base à metodologia: “Getting Things Done” ou “A arte de fazer […]

Abrir