fbpx

BLOG DA VT

O que todo RH precisa saber para alcançar o sucesso em 2018

sexta-feira, janeiro 2018
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • O que todo RH precisa saber para alcançar o sucesso em 2018

Uma vez que o cenário mercadológico está cada vez mais disruptivo, o capital humano torna-se a ferramenta de sucesso das empresas. Por isso, é preciso saber acompanhar as mudanças e desafios com disposição e estratégias plausíveis.

Sabemos que, muitas vezes, essas mudanças são focadas apenas no clima organizacional e não dizem respeito à experiência do funcionário. Na VT Soluções, acreditamos que os colaboradores são os principais responsáveis pelo desenvolvimento das empresas. E por isso, cada vez mais, o profissional do RH é elemento-chave neste processo, como já falamos neste post.

Valorizar o colaborador e o capital humano faz muito sentido. E para gente, esse deve ser o foco do RH em 2018. Por isso, listamos as tendências que consideramos importantes para você começar bem o ano e atingir o sucesso junto a sua empresa.

Atente-se ao espaço físico

O primeiro item que notamos quando visitamos uma organização – ou qualquer outro local – é a forma como somos recebidos. Para um funcionário, não é diferente. Um espaço de trabalho que não cause desconforto e permita o relaxamento é essencial. É interessante que os gestores de pessoas projetem a experiência do funcionário em toda a organização, incentivando o melhor desempenho durante o trabalho.

Ouça e observe o colaborador

O diálogo é a chave mestra para quaisquer relações, sobretudo as profissionais. Sendo assim, compreender e atender as urgências de um funcionário pode trazer lucros inesperados, uma vez que torna o andamento mais produtivo a todos.

Envolva as pessoas

Como citamos no item anterior, um benefício indispensável é a boa relação entre todos de uma organização. Envolver os funcionários de maneira integrada, fazendo com que eles sintam-se parte das tomadas de decisão é o ponto de partida para ganhos importantes, como um comprometimento maior.

Flexibilize o trabalho

É importante lembrar que estamos trabalhando com pessoas, e pessoas têm personalidades, ritmos e contextos diferentes. Flexibilizar horários e negociar tarefas pode estabelecer uma harmonia na relação do colaborador com o trabalho, aumentando sua produtividade.

Além dessas dicas, recomendamos também dar uma olhadinha na pesquisa da Deloitte “Tendências Globais de Capital Humano”. A consultoria conversou com cerca de 7 mil líderes de negócios e da função de RH em mais de 100 países e eles indicaram as tendências de gestão de pessoas que estão observando em seu dia a dia de trabalho. Baseados nessa pesquisa, a gente fez um material especial para você saber como encarar os desafios do RH do futuro. Confira!

Não somos videntes nem temos bola de cristal, mas já podemos adiantar que este ano que começa será muito desafiador, e promete mudanças políticas e econômicas para o mercado. O importante é saber que sim, é possível enfrentar os obstáculos quando se tem clareza, estratégia e uma equipe fortalecida.

 

Feliz 2018!

Equipe VT Soluções

Veja também

+ leia mais
domingo, novembro 2016

Como usar o Design Thinking no RH?

Nenhuma empresa duvida do fato de que a construção de cultura interna capaz de incentivar práticas que conduzam à constante inovação será a condição-chave de sobrevivência e diferenciação nos próximos anos. Já falamos aqui sobre como inovar no recrutamento e sobre o que significa inovação em Recursos Humanos. Mas se você  ainda não sabe por onde começar a praticar essa mentalidade, indicamos […]

Abrir
+ leia mais
terça-feira, novembro 2018

Compliance: A Importância do Conceito nas Políticas de uma Organização

A palavra “compliance” tem origem na língua inglesa e sua tradução literal seria “conformidade”. Além disso, o verbo “to comply” é empregado para indicar o fato de agir em sintonia com as regras. No Brasil, existem alguns usos que dão sentido à palavra, como por exemplo: – Política de compliance: refere-se ao conjunto de medidas […]

Abrir