BLOG DA VT

Dia do profissional de RH: por que comemorar o profissional de Recursos Humanos?

sexta-feira, junho 2017
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Dia do profissional de RH: por que comemorar o profissional de Recursos Humanos?

Na VT, sabemos da importância do profissional de Recursos Humanos. Muito mais do que um agente executor de tarefas operacionais, há muito tempo o setor se tornou parceiro estratégico essencial para o desenvolvimento dos negócios.

 Neste 3 de junho, Dia do profissional RH, além de parabenizar, comemoramos exaltando a importância do trabalho profissionais que tanto admiramos.

Por isso, separamos 5 características que tornam o RH essencial para as empresas.

1. O RH aumenta a produtividade

Uma das principais dificuldades das empresas hoje é a captação e a retenção de talentos. Afinal, como crescer e manter uma equipe unida se o quadro funcional está em constante transformação?

 Saber escolher quem participa do time é peça-chave para aumentar a produtividade de qualquer empresa. Além disso, o RH realiza ações de capacitação, constrói políticas de remuneração e benefícios e desenvolve programas que incentivam a qualidade de vida dos colaboradores.

2. O RH dinamiza processos

O RH planeja, promove e coordena as atividades relacionadas à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. Também é o responsável pelas atividades operacionais, mas essenciais para garantir a presença e tranquilidade das equipes, como por exemplo a emissão de vale-alimentação e do vale-transporte.

Por isso, é importante que o profissional de RH esteja alinhado com as novas tecnologias e ferramentas de automação, que agilizem essas etapas e permitam mais tempo dedicado à estratégia.

3. O RH contribui para uma visão sistêmica dos problemas organizacionais

O profissional de RH conhece um pouco de tudo, absorvendo conhecimentos de diversas áreas. Ele entende o todo, além de entender as pessoas, o que lhe permite dar respostas mais precisas e mais ágeis aos problemas. Isso o torna essencial para o funcionamento de qualquer corporação.

4. O RH orienta a organização

De que adianta ter um barco se não se sabe para onde navegar? O RH atua como capitão: orienta a equipe na direção certa, seguindo a missão e os valores da empresa, sempre. Isso pode parecer fácil, mas não é. Ele precisa entender o propósito da empresa profundamente para tomar as decisões certas. E o desafio maior é conseguir transmitir a essência do negócio para todos os agentes envolvidos no processo, desde o porteiro até o alto escalão da empresa.

5. O RH influencia na definição da visão estratégica

Foi-se o tempo em que o RH só executava a burocracia. Nos últimos anos, tem-se observado que o setor passa a ganhar cada vez mais destaque nas decisões estratégicas do negócio. Isso significa que ele deve tomar decisões junto com as demais áreas e assim estar cada vez mais presente, exercendo um papel de influência na empresa.

Um feliz dia a todos os profissionais de Recursos Humanos!

Veja também

+ leia mais
sexta-feira, janeiro 2018

O que todo RH precisa saber para alcançar o sucesso em 2018

Uma vez que o cenário mercadológico está cada vez mais disruptivo, o capital humano torna-se a ferramenta de sucesso das empresas. Por isso, é preciso saber acompanhar as mudanças e desafios com disposição e estratégias plausíveis. Sabemos que, muitas vezes, essas mudanças são focadas apenas no clima organizacional e não dizem respeito à experiência do […]

Abrir
+ leia mais
sábado, dezembro 2017

5 Tendências do RH Inovador em 2017

O RH é uma área ainda jovem e com muito a amadurecer. Mas, em pouco tempo, já recebeu o maior desafio dentro das empresas: gerenciar o futuro delas. O Recursos Humanos gerencia o bem mais valioso das novas organizações: as pessoas. E é esse bem que garantirá a sobrevivência e o crescimento de qualquer empresa, […]

Abrir