fbpx

BLOG DA VT

Dia do profissional de RH: por que comemorar o profissional de Recursos Humanos?

sexta-feira, junho 2017
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Dia do profissional de RH: por que comemorar o profissional de Recursos Humanos?

Na VT, sabemos da importância do profissional de Recursos Humanos. Muito mais do que um agente executor de tarefas operacionais, há muito tempo o setor se tornou parceiro estratégico essencial para o desenvolvimento dos negócios.

 Neste 3 de junho, Dia do profissional RH, além de parabenizar, comemoramos exaltando a importância do trabalho profissionais que tanto admiramos.

Por isso, separamos 5 características que tornam o RH essencial para as empresas.

1. O RH aumenta a produtividade

Uma das principais dificuldades das empresas hoje é a captação e a retenção de talentos. Afinal, como crescer e manter uma equipe unida se o quadro funcional está em constante transformação?

 Saber escolher quem participa do time é peça-chave para aumentar a produtividade de qualquer empresa. Além disso, o RH realiza ações de capacitação, constrói políticas de remuneração e benefícios e desenvolve programas que incentivam a qualidade de vida dos colaboradores.

2. O RH dinamiza processos

O RH planeja, promove e coordena as atividades relacionadas à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. Também é o responsável pelas atividades operacionais, mas essenciais para garantir a presença e tranquilidade das equipes, como por exemplo a emissão de vale-alimentação e do vale-transporte.

Por isso, é importante que o profissional de RH esteja alinhado com as novas tecnologias e ferramentas de automação, que agilizem essas etapas e permitam mais tempo dedicado à estratégia.

3. O RH contribui para uma visão sistêmica dos problemas organizacionais

O profissional de RH conhece um pouco de tudo, absorvendo conhecimentos de diversas áreas. Ele entende o todo, além de entender as pessoas, o que lhe permite dar respostas mais precisas e mais ágeis aos problemas. Isso o torna essencial para o funcionamento de qualquer corporação.

4. O RH orienta a organização

De que adianta ter um barco se não se sabe para onde navegar? O RH atua como capitão: orienta a equipe na direção certa, seguindo a missão e os valores da empresa, sempre. Isso pode parecer fácil, mas não é. Ele precisa entender o propósito da empresa profundamente para tomar as decisões certas. E o desafio maior é conseguir transmitir a essência do negócio para todos os agentes envolvidos no processo, desde o porteiro até o alto escalão da empresa.

5. O RH influencia na definição da visão estratégica

Foi-se o tempo em que o RH só executava a burocracia. Nos últimos anos, tem-se observado que o setor passa a ganhar cada vez mais destaque nas decisões estratégicas do negócio. Isso significa que ele deve tomar decisões junto com as demais áreas e assim estar cada vez mais presente, exercendo um papel de influência na empresa.

Um feliz dia a todos os profissionais de Recursos Humanos!

Veja também

+ leia mais
segunda-feira, março 2017

Por que seu recrutamento deve começar pelo porquê

“Se você contratar as pessoas porque elas são capazes de executar um trabalho, elas trabalharão apenas por dinheiro. Se você contratá-las porque acreditam no que você acredita, elas trabalharão com todo seu sangue, suor e lágrimas.” – Simon Sinek Simon Sinek é o guru do Círculo de Ouro, teoria que baseia o sucesso de uma empresa […]

Abrir
+ leia mais
terça-feira, novembro 2018

Competências ou Habilidades? Diferenças e modos de aplicação na sua empresa

Tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal, competências e habilidades são palavras bem conhecidas. Porém, cada uma tem sua particularidade.  Competência diz respeito à capacidade de analisar e solucionar um problema. Neste caso, ela pode ser desenvolvida, o que permite enfrentar determinadas situações. Já a habilidade é algo intrínseco da pessoa a partir […]

Abrir