fbpx

BLOG DA VT

O papel do RH no Metaverso

quarta-feira, janeiro 2022
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • O papel do RH no Metaverso

Você já ouviu falar em “metaverso”? Se você utiliza redes sociais, é bem provável que tenha visto alguma notícia sobre a mudança de nome da empresa Facebook, Inc. para Meta Platforms, Inc, comercialmente conhecida como Meta. Além da mudança de nome, o presidente da empresa Mark Zuckerberg anunciou que investiria na construção de um ambiente virtual tridimensional, o metaverso.

Em resumo, o metaverso é um ambiente virtual onde as pessoas conseguem interagir entre si através de avatares, e que pode ser explorado de diversas formas. Para a gestão de pessoas, a nova possibilidade promete mudar totalmente alguns aspectos de trabalho dos profissionais de RH.

As mudanças na rotina do setor de RH

De acordo com Marcelo Rodino, sócio da Flex Interativa, empresa de comunicação com foco na aplicação de soluções para o ambiente virtual, “normalmente, o metaverso é relacionado a tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista. Porém, o diferencial está no aspecto comportamental: na forma como os usuários se comportam em um ambiente virtual e na dialética que se estabelece entre o real e o virtual”.

Para a rotina atual dos profissionais de RH, o metaverso pode trazer praticidade, mas também alguns desafios. Reuniões, entrevistas de emprego, provas e dinâmicas em grupo passarão a ocorrer no ambiente virtual.

Leia também: RH Ágil

As transformações no mercado de trabalho

Com as interações ocorrendo de forma virtual no mundo corporativo, é possível prever uma série de adaptações para as empresas e os funcionários. Interagir virtualmente demanda uma série de novas condutas, boas práticas, regras de etiqueta e, consequentemente, um novo padrão de socialização.

Ainda não existem definições sobre o responsável por regulamentar e fiscalizar esses ambientes, ou até mesmo sobre quem lidaria com situações de assédio moral ou sexual no metaverso, mas com certeza são algumas mudanças que podemos prever para o futuro da gestão de pessoas.

Veja também

+ leia mais
segunda-feira, janeiro 2024

Como ganhar visibilidade em relação à concorrência?

Os trabalhadores estão cada vez mais exigentes, procurando empresas que ofereçam experiências, que vão além do simples contrato.​ Em 2024, chegou a hora das marcas mostrarem o seu valor, para serem a primeira opção dos candidatos, atraindo os talentos mais promissores.​ Destacar-se dos concorrentes nos processos seletivos é fundamental para promover uma imagem positiva da […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, maio 2020

FAKE NEWS

Em época de crises como a do coronavírus, as fake news costumam se disseminar rapidamente e as empresas devem evitar que conteúdos falsos gerem ainda mais medo e tragam mais problemas. Diante disso, uma boa ação que o RH deve colocar em prática é apostar em diversas comunicações ao longo do dia/ semana. O ideal […]

Abrir
Contato comercial