fbpx

BLOG DA VT

Use a Gestão de Tempo a favor na rotina de trabalho

terça-feira, março 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Use a Gestão de Tempo a favor na rotina de trabalho

Mesmo estando mais tempo em casa, quantas vezes já nos pegamos pensando que o dia precisaria ter mais de 24h? A partir disso, te fazemos uma pergunta: se tivesse, você acha que faria tudo o que precisa ou teria ainda mais tarefas? Precisamos ter em mente que tempo hábil para fazermos tudo o que necessitamos em um dia, já temos. O que pode talvez estar nos prejudicando é a má administração desse tempo.
Quando falamos do ambiente de trabalho, sabemos que muitas vezes temos que dar conta não só das nossas demandas planejadas para o dia, como também daquelas que surgem de repente. É aí que entra o planejamento e a Gestão de Tempo para te auxiliar! Com esses métodos você consegue organizar a sua rotina, inclusive considerando as tarefas inesperadas.
É comum vermos a associação do “estar ocupado” com produtividade, sendo que estar ocupado nem sempre é sinônimo de eficiência. Quantas vezes você passou o dia recheado de tarefas e não conseguiu concluir por completo nenhuma, ou sente que poderia ter se dedicado mais ao realizá-las? Fica este questionamento!

Para te ajudar, separamos algumas vantagens de ter uma boa Gestão de Tempo e como usá-las ao seu favor:
1) Evite estresses e surpresas: gerenciar seu tempo reduz os níveis de estresse e ser pego de surpresa com demandas extras não irá desestabilizá-lo;
2) Menos retrabalho: estar com as demandas organizadas e claras na mente, além de conseguir dedicar o mínimo de tempo necessário nelas, diminuirá a necessidade de retrabalho.
3) Melhora na reputação e mais oportunidades: não só na vida pessoal, mas também na profissional, você precisa ser aquela pessoa que todos sabem que podem confiar. Isso influencia diretamente em você conseguir oportunidades melhores por ser bem recomendado;
4) Mais tempo no que realmente importa: fazer um bom gerenciamento do nosso tempo é saber dedicar mais espaço para as tarefas de maior impacto. Assim, você passará mais horas do seu dia no que for realmente importante;
5) Fuja da procrastinação: temos o hábito de procrastinar tarefas menos prazerosas ou que nos exigem mais esforço, resultando em desperdício de tempo e energia. Para te ajudar nisso, pense em por que determinada demanda é importante e qual será seu resultado a curto e longo prazo.

Após esta reflexão, ficou mais fácil perceber o quão importante e benéfico é conseguir gerenciar o seu tempo? Gestão de Tempo não significa trabalhar mais, mas sim fazer o uso correto do seu tempo. Devemos apenas enfatizar que cada pessoa precisa encontrar a melhor maneira de gerenciar o seu e que, independente do número de horas de trabalho, sem foco não há como administrar o tempo. Pense nisso!

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, abril 2018

Inspirar pessoas para potencializar o coletivo: VT Soluções no ESARH 2018

Entre os dias 14 e 16 de maio, participaremos como expositores de um dos eventos mais notórios da América Latina voltado à área de Recursos Humanos: o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos 2018 (ESARH). A temática do evento deste ano tem tudo a ver com a VT: inspirar pessoas para potencializar o coletivo. O propósito […]

Abrir
+ leia mais
sexta-feira, agosto 2021

Podcast Sala do RH: Diversidade nas empresas

O terceiro episódio do podcast Sala do RH já está no ar! Desta vez, abordamos a importância da inclusão no ambiente de trabalho, com participação especial do Analista de Marketing SR e Líder do Comitê de Diversidade da KingHost, Ivan Guevara. O convidado falou sobre a necessidade das pessoas reconhecerem seus privilégios, para entender qual […]

Abrir
Contato comercial