fbpx

BLOG DA VT

Treinamentos RH: Novas formas de desenvolver habilidades

segunda-feira, julho 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Treinamentos RH: Novas formas de desenvolver habilidades

Sua empresa está por dentro das mudanças no mercado e das tendências de treinamentos eficazes?

Com a pandemia de Covid-19, o número de habilidades necessárias para realização de um único trabalho deverá aumentar 10% ano a ano. Ainda, mais de 30% das competências que eram essenciais há três anos, logo serão irrelevantes para o mercado de trabalho. As previsões estão de acordo com dados coletados pela Pesquisa de Habilidades de Mudança, realizada pela Gartner, em 2020, e voltada a Executivos de Recursos Humanos (RH).

O estudo também revela que, apesar dos esforços do RH em disponibilizar novos aprendizados, a dificuldade em encontrar estratégias eficazes e adotar uma abordagem reativa às necessidades, resulta em treinamentos que acabam sendo irrelevantes para o desenvolvimento dos funcionários. Com essa abordagem, apenas 54% dos funcionários aprendem as novas habilidades.

Para solucionar este impasse, a melhor estratégia, segundo o levantamento, é o desenvolvimento de habilidades dinâmicas, focadas na estruturação do RH e da organização. Dessa forma, o levantamento indica que 75% dos colaboradores passam a aplicar as novas habilidades, 24% melhoram o desenvolvimento no trabalho e 34% adotam uma postura mais autônoma.

Além disso, essa abordagem também permite que o RH:

1. Antecipe as mudanças das necessidades do mercado, à medida que elas ocorrem, adaptando-as de forma iterativa e corretiva.
2. Vá além das táticas tradicionais de Aprendizagem e Desenvolvimento (L&D), para desenvolver novas soluções de habilidades com maior velocidade.
3. Incentive os funcionários a tomar decisões de forma dinâmica, fortalecendo a transparência entre a empresa e o funcionário.
4. Crie canais para que os funcionários e a organização troquem informações sobre habilidades.

Por fim, segundo o vice-presidente geral da Gartner, Sari Wilde, o desenvolvimento de habilidades deve ser relevante, rápido e eficaz, para que os funcionários não só aprendam as novas habilidades, mas também apliquem estes conhecimentos.

Veja também

+ leia mais
terça-feira, dezembro 2020

VT do BEM de dezembro:Abrasce Restauração

Como vocês sabem todo o mês, nós da VT Soluções, selecionamos um projeto muito especial e nesse mês não foi diferente. Em dezembro a instituição escolhida foi a Abrasce Restauração, onde foram doadas 14 cestas básicas. A Abrasce Restauração é uma instituição sem fins lucrativos que realiza projetos em escolas de educação infantil em Porto […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, maio 2021

Equilíbrio emocional do colaborador

5 fatores que colaboram para o equilíbrio emocional do colaborador A área de Recursos Humanos, talvez, seja uma das mais impactadas com a pandemia do coronavírus, devido a uma grande logística que muitas empresas precisaram adotar nas relações de trabalho. O profissional de RH vive um misto de sentimentos como o nervosismo, ansiedade, insegurança, preocupação […]

Abrir