BLOG DA VT

Testes psicológicos em seleção de pessoas: o que o RH precisa saber

terça-feira, julho 2018
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Testes psicológicos em seleção de pessoas: o que o RH precisa saber

O processo de recrutamento e seleção é um dos mais complexos dentro de uma organização.

Existe certa preocupação, sobretudo por parte dos consultores de recursos humanos, de recrutar os profissionais mais adequados para cada área da empresa – considerando não somente especificações técnicas, mas o perfil e os valores do candidato também.

Antes de tudo, é essencial que o responsável pela seleção tenha conhecimento sobre as exigências do cargo: sabendo as competências necessárias para a prática da vaga disponível, será possível identificar as limitações e pontos fortes de quem está concorrendo à vaga.

De modo geral, a aplicação de testes psicológicos pode auxiliar o consultor na seleção de novos colaboradores. Os testes psicológicos são capazes de medir e fornecer estatísticas a partir de dados levantados durante as entrevistas. Embora seja um instrumento de comparação eficiente, é preciso usá-lo com cautela, afinal ele não é suficiente para expor características individuais.

Há uma variedade de testes, cada um com uma finalidade específica. Eles são divididos em três grandes grupos: testes situacionais, em que indivíduo é posto frente a uma situação e deve reagir; testes projetivos, quando o candidato deve organizar informações ambíguas (o processo serve para apresentar traços de sua personalidade); e testes de aptidão específica, os quais avaliam competências de aptidão numérica, raciocínio lógico, entre outras.

É necessário selecionar os testes adequados para a sua seleção. Abaixo, alguns exemplos dos mais utilizados durante recrutamentos:

– Palográfico: analisa a personalidade do candidato a partir de traços que ele faz em uma folha de papel. A aplicação é bastante simples e rápida, porém a interpretação e avaliação exigem, além da formação na área de psicologia, forte grau de experiência do avaliador com a técnica.

– DISC: avalia o perfil comportamental do indivíduo a partir de 4 traços principais: dominância, influência, estabilidade e conformidadeNormalmente é aplicado por meio de um teste online e é processado automaticamente pelo próprio sistema.

– QUATI: consiste em um  questionário de 93 perguntas, cada uma com duas alternativas possíveis. Ele avalia a personalidade através de escolhas situacionais de cada um.

Há alguns testes, como o palográfico, que têm sua aplicação autorizada somente por profissionais da área da Psicologia. Por isso, é importante ressaltar a relevância da criação de um elo entre profissionais dessa área com os profissionais de RH.

Além disso, é necessário ter em mente que os testes psicológicos não são avaliações completamente certeiras e não fornecem informações objetivas do candidato. Em suma, é preciso saber somar diferentes quesitos para chegar a uma boa seleção.

Saiba que estes testes permitem ao recrutador um melhor entendimento acerca do funcionamento da mente do candidato, formando uma imagem mais clara sobre seu possível comportamento perante a relações e determinadas situações.

E então, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem com o seu próximo recrutamento!

Veja também

+ leia mais
segunda-feira, abril 2017

O RH e a responsabilidade pela colaboração nas empresas

Todo dia, novas iniciativas baseadas no compartilhamento atribuem a mais pessoas o poder de oferecer seus serviços. É o caso de empresas como Airbnb, que conecta indivíduos e desvenda novos espaços e anfitriões, ampliando as possibilidades do mercado e a experiência das pessoas. O que isso significa para as empresas? Significa ter que lidar com […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, março 2019

VT realiza doação para creche em Porto Alegre

Há 14 anos, a escola de educação infantil Pé de Pilão, localizada na zona norte de Porto Alegre, atende a comunidade da vila Farrapos. O projeto foi criado por Sergio Luís de Almeida Bueno e, mais recentemente, passou a ser tocado pelas suas filhas: Jessica da Silva Bueno e Claudia da Silva Bueno. A escola, […]

Abrir