fbpx

BLOG DA VT

Segredos das boas ideias para uma empresa inovadora

sexta-feira, janeiro 2020
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Segredos das boas ideias para uma empresa inovadora

Uma empresa somente é inovadora se alimenta a geração de ideias. Porém, ainda que pareça complicado obter ideias geniais, na verdade não há segredo. Afinal, a criatividade não é questão de sorte, mas de estabelecer métodos e muito treino na rotina. O segredo das boas ideias para uma empresa inovadora é, portanto, ter uma cultura de ideação.

Para ajudar a iniciar essa cultura, compartilhamos algumas dicas simples, mas que exigem uma transformação no modelo mental da sua empresa. Por isso, prepare-se para romper com processos tradicionais e instituir novas formas de relacionamento se espera ter uma empresa inovadora.

Faça questionamentos

Lance questionamentos para a equipe, e não soluções prontas. Provoque-os a aprofundar o problema, e inclusive explorá-lo, questionando-se: este é o problema de verdade? Há outras camadas ainda não exploradas? Além disso, busque questões inusitadas e outros ângulos pelo qual se pode olhar (ou mesmo questões não relacionadas diretamente ao problema), e que podem ajudar a resolvê-lo. Por exemplo, no lugar de perguntar “como criar uma nova garrafa?”, por que não “como criar uma nova experiência para tomar água?”

Escute toda a empresa

Já pensou como as pessoas têm experiências muito diferentes? Fora da sua função na organização, cada um conta com uma grande bagagem de vida e de referências. Escutar o máximo possível de colaboradores, seja por meio de sessões individuais ou de cocriação é rico para a geração de ideias, pois aporta visões muitas vezes não óbvias. Se for possível, escute também quem está fora da empresa, como clientes e mesmo parceiros. Cada experiência é única e coloca uma nova lente sobre o problema. Mas lembre-se: questione-os e dê abertura, não chegue com soluções e propostas fechadas.

Tenha ideias ruins

Provoque os colaboradores a terem muitas ideias, mesmo que ruins. Promova a criação de uma grande quantidade de ideias e encoraje as ruins, pois quanto mais elas surgirem, maior a possibilidade de, em breve, as geniais aparecerem. Para isso, no entanto, evite a palavra “não”. Se achar que a proposta não é boa, prefira dizer “e se…”, agregando contribuições à ideia anterior.

Seja generoso e alimente a generosidade na equipe

Comece, para isso, sendo generoso consigo mesmo. É dessa forma que se institui uma cultura de cuidado, em que todos se sentirão à vontade para contribuir e, principalmente, ser autêntico. A autenticidade liberta os filtros e promove a criatividade.

Torne a geração de ideias uma rotina

Somente a prática pode torná-lo especialista em algo. Por isso, uma empresa expert em boas ideias (que é o que costumamos de chamar de “empresa inovadora”) institui a geração de ideias como uma cultura. Coloque no calendário os momentos de cocriação ou crie um espaço ou ferramenta que os colaboradores podem acessar diariamente, quando se sentirem com vontade de contribuir. Além disso, atribua um profissional para articular esses momentos e as ideias geradas, de forma a tornar esse processo sistemático e organizado.

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, agosto 2018

Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, março 2017

Por que seu recrutamento deve começar pelo porquê

“Se você contratar as pessoas porque elas são capazes de executar um trabalho, elas trabalharão apenas por dinheiro. Se você contratá-las porque acreditam no que você acredita, elas trabalharão com todo seu sangue, suor e lágrimas.” – Simon Sinek Simon Sinek é o guru do Círculo de Ouro, teoria que baseia o sucesso de uma empresa […]

Abrir