fbpx

BLOG DA VT

Segredos das boas ideias para uma empresa inovadora

sexta-feira, janeiro 2020
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Segredos das boas ideias para uma empresa inovadora

Uma empresa somente é inovadora se alimenta a geração de ideias. Porém, ainda que pareça complicado obter ideias geniais, na verdade não há segredo. Afinal, a criatividade não é questão de sorte, mas de estabelecer métodos e muito treino na rotina. O segredo das boas ideias para uma empresa inovadora é, portanto, ter uma cultura de ideação.

Para ajudar a iniciar essa cultura, compartilhamos algumas dicas simples, mas que exigem uma transformação no modelo mental da sua empresa. Por isso, prepare-se para romper com processos tradicionais e instituir novas formas de relacionamento se espera ter uma empresa inovadora.

Faça questionamentos

Lance questionamentos para a equipe, e não soluções prontas. Provoque-os a aprofundar o problema, e inclusive explorá-lo, questionando-se: este é o problema de verdade? Há outras camadas ainda não exploradas? Além disso, busque questões inusitadas e outros ângulos pelo qual se pode olhar (ou mesmo questões não relacionadas diretamente ao problema), e que podem ajudar a resolvê-lo. Por exemplo, no lugar de perguntar “como criar uma nova garrafa?”, por que não “como criar uma nova experiência para tomar água?”

Escute toda a empresa

Já pensou como as pessoas têm experiências muito diferentes? Fora da sua função na organização, cada um conta com uma grande bagagem de vida e de referências. Escutar o máximo possível de colaboradores, seja por meio de sessões individuais ou de cocriação é rico para a geração de ideias, pois aporta visões muitas vezes não óbvias. Se for possível, escute também quem está fora da empresa, como clientes e mesmo parceiros. Cada experiência é única e coloca uma nova lente sobre o problema. Mas lembre-se: questione-os e dê abertura, não chegue com soluções e propostas fechadas.

Tenha ideias ruins

Provoque os colaboradores a terem muitas ideias, mesmo que ruins. Promova a criação de uma grande quantidade de ideias e encoraje as ruins, pois quanto mais elas surgirem, maior a possibilidade de, em breve, as geniais aparecerem. Para isso, no entanto, evite a palavra “não”. Se achar que a proposta não é boa, prefira dizer “e se…”, agregando contribuições à ideia anterior.

Seja generoso e alimente a generosidade na equipe

Comece, para isso, sendo generoso consigo mesmo. É dessa forma que se institui uma cultura de cuidado, em que todos se sentirão à vontade para contribuir e, principalmente, ser autêntico. A autenticidade liberta os filtros e promove a criatividade.

Torne a geração de ideias uma rotina

Somente a prática pode torná-lo especialista em algo. Por isso, uma empresa expert em boas ideias (que é o que costumamos de chamar de “empresa inovadora”) institui a geração de ideias como uma cultura. Coloque no calendário os momentos de cocriação ou crie um espaço ou ferramenta que os colaboradores podem acessar diariamente, quando se sentirem com vontade de contribuir. Além disso, atribua um profissional para articular esses momentos e as ideias geradas, de forma a tornar esse processo sistemático e organizado.

Veja também

+ leia mais
segunda-feira, março 2018

Empresas com líderes femininas superaram o machismo?

Em 2016 o número de mulheres nos cargos de liderança no Brasil aumentou em 11%, segundo a International Business Report (IBR). E esse índice só cresce. Mas quem sente que o desafio delas terminou ao chegarem lá no topo? A ascensão está, ao contrário, longe de representar menos obstáculos, e sim novos desafios. As líderes, o RH e […]

Abrir
+ leia mais
terça-feira, abril 2020

Gestão Estratégica.

Um RH estratégico consiste em articular e conhecer muito bem a missão e os objetivos da empresa. Assim, o setor deve ter como foco os resultados, o valor do negócio e os colaboradores, entendendo quais são as principais necessidades e como atingi-las de forma equilibrada. Isso contribui tanto para um cenário mais fluido de trabalho, […]

Abrir
Contato comercial