Uma empresa somente é inovadora se alimenta a geração de ideias. Porém, ainda que pareça complicado obter ideias geniais, na verdade não há segredo. Afinal, a criatividade não é questão de sorte, mas de estabelecer métodos e muito treino na rotina. O segredo das boas ideias para uma empresa inovadora é, portanto, ter uma cultura de ideação.
Para ajudar a iniciar essa cultura, compartilhamos algumas dicas simples, mas que exigem uma transformação no modelo mental da sua empresa. Por isso, prepare-se para romper com processos tradicionais e instituir novas formas de relacionamento se espera ter uma empresa inovadora.
Faça questionamentos
Lance questionamentos para a equipe, e não soluções prontas. Provoque-os a aprofundar o problema, e inclusive explorá-lo, questionando-se: este é o problema de verdade? Há outras camadas ainda não exploradas? Além disso, busque questões inusitadas e outros ângulos pelo qual se pode olhar (ou mesmo questões não relacionadas diretamente ao problema), e que podem ajudar a resolvê-lo. Por exemplo, no lugar de perguntar “como criar uma nova garrafa?”, por que não “como criar uma nova experiência para tomar água?”
Escute toda a empresa
Já pensou como as pessoas têm experiências muito diferentes? Fora da sua função na organização, cada um conta com uma grande bagagem de vida e de referências. Escutar o máximo possível de colaboradores, seja por meio de sessões individuais ou de cocriação é rico para a geração de ideias, pois aporta visões muitas vezes não óbvias. Se for possível, escute também quem está fora da empresa, como clientes e mesmo parceiros. Cada experiência é única e coloca uma nova lente sobre o problema. Mas lembre-se: questione-os e dê abertura, não chegue com soluções e propostas fechadas.
Tenha ideias ruins
Provoque os colaboradores a terem muitas ideias, mesmo que ruins. Promova a criação de uma grande quantidade de ideias e encoraje as ruins, pois quanto mais elas surgirem, maior a possibilidade de, em breve, as geniais aparecerem. Para isso, no entanto, evite a palavra “não”. Se achar que a proposta não é boa, prefira dizer “e se…”, agregando contribuições à ideia anterior.
Seja generoso e alimente a generosidade na equipe
Comece, para isso, sendo generoso consigo mesmo. É dessa forma que se institui uma cultura de cuidado, em que todos se sentirão à vontade para contribuir e, principalmente, ser autêntico. A autenticidade liberta os filtros e promove a criatividade.
Torne a geração de ideias uma rotina
Somente a prática pode torná-lo especialista em algo. Por isso, uma empresa expert em boas ideias (que é o que costumamos de chamar de “empresa inovadora”) institui a geração de ideias como uma cultura. Coloque no calendário os momentos de cocriação ou crie um espaço ou ferramenta que os colaboradores podem acessar diariamente, quando se sentirem com vontade de contribuir. Além disso, atribua um profissional para articular esses momentos e as ideias geradas, de forma a tornar esse processo sistemático e organizado.
Em 2014, 5 colegas de trabalho que desejavam empreender e colocar em prática o seu ideal em comum, tiveram a ideia de abrir a própria empresa, tudo isso em uma conversa de bar após o expediente. A partir daí, o plano foi se concretizando, alugaram uma sala, cada um contribuiu financeiramente com o que podia […]
A VT Soluções começou 2019 com o pé direito. Além de comemorar 4 anos de atuação na capital gaúcha e se consolidar como uma das operadoras de gestão de vale-transporte mais inovadoras do Brasil, a empresa agora expande a sua presença física para o estado catarinense. Para Rodolpho Espinoza, um dos sócios da VT Soluções, […]
Colaborador:
Baixe aqui o app Meu VT