A roteirização de vale-transporte é uma forma de garantir o trajeto mais rápido, seguro e barato entre a residência do colaborador e o local de trabalho. Essa prática tem sido cada vez mais adotada no mundo corporativo pois tornou-se essencial para manter um controle eficiente na gestão do benefício, que além de preservar o orçamento da empresa, evita fraudes e proporciona mais tempo de descanso ao funcionário.
De forma resumida, a roteirização é um sistema computacional que utiliza tecnologia de geoprocessamento e informações atualizadas para indicar as possibilidades que o colaborador tem para chegar ao local de trabalho. Para apresentar os trajetos, essa prática considera duas informações: o endereço do colaborador e o endereço da organização. A partir dos dados sobre os percursos apresentados, o sistema indica qual é o percurso mais adequado.
Importante ressaltar que um sistema de roteirização eficiente deve apresentar possibilidades atualizadas em tempo real sobre a distância, os gastos e o destino. Por exemplo, se uma obra de grande impacto estiver acontecendo na rota do funcionário, o sistema deve indicar o trajeto alternativo mais rápido.
Sem dúvida a vantagem da roteirização que mais se sobressai é a redução de custos com vale-transporte. Uma vez que o sistema indica o itinerário mais rápido e barato, o setor de Recursos Humanos consegue definir com precisão os valores necessários para a realização das recargas mensais. Assim, a acumulação indevida de saldos no cartão é eliminada.
Apenas com essa prática a empresa pode chegar a uma economia de até 15% em vale-transporte!
As organizações que fazem uso de um sistema de roteirização de vale-transporte tornam toda a parte operacional dos processos internos do setor de RH muito mais simples e eficaz. Isso porque os cálculos são realizados automaticamente, assim como as integrações com os demais sistemas de gestão da empresa, exigindo pouquíssimas intervenções manuais.
Desse modo o setor tem mais tempo para se dedicar à execução de análises e estratégias sobre o benefício, como programas de educação sobre o uso do vale-transporte oferecido pela empresa, por exemplo.
Vale lembrar que o sentido de economia também se estende ao colaborador. O objetivo da gestão de roteirização do vale-transporte é proporcionar praticidade no seu uso e deslocamento através da indicação da melhor rota e linha de transporte, evitando transtornos e desconfortos no caminho.
Com a roteirização de vale-transporte a organização ganha na redução de custos e otimização dos processos operacionais de Recursos Humanos, enquanto os funcionários ganham em qualidade de vida, uma vez que o sistema melhora a logística de locomoção.
Quer saber mais sobre a utilização desse benefício e transformar a sua empresa? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco e solicite uma demonstração!
Um RH estratégico consiste em articular e conhecer muito bem a missão e os objetivos da empresa. Assim, o setor deve ter como foco os resultados, o valor do negócio e os colaboradores, entendendo quais são as principais necessidades e como atingi-las de forma equilibrada. Isso contribui tanto para um cenário mais fluido de trabalho, […]
O projeto VT do Bem Pet foi desenvolvido pela equipe da VT Soluções com o objetivo de ajudar ONGs, abrigos e outros projetos voltados para animais abandonados. Recentemente, ajudamos um abrigo que acolheu animais resgatados das enchentes que assolaram o RS no mês de maio. Quer saber mais sobre o Abrigo Provisório Centro Humanístico Vida? […]
Colaborador:
Baixe aqui o app Meu VT