fbpx

BLOG DA VT

Recrutamento Inteligente e suas vantagens

segunda-feira, dezembro 2020
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Recrutamento Inteligente e suas vantagens

Com o rápido avanço da tecnologia nos mais diversos setores empresariais, cria-se a necessidade da contratação de pessoas ainda mais capacitadas para os cargos em aberto. Os profissionais de Recursos Humanos precisam otimizar e gerenciar os processos de recrutamento de maneira inteligente e eficaz, diminuindo assim os riscos de contratações que gerem problemas e complicações futuras. Porém, o volume de informações a serem analisadas é extremamente grande em alguns casos, o que torna o processo de Recrutamento Inteligente um grande aliado dos times de RH.

Mas como funciona o processo de Recrutamento Inteligente? Bom, ele pode ser dividido em diversas etapas que, juntas, formam um processo eficaz e otimizado.

Começando pela abertura de vagas, que podem ser feitas de diversas maneiras. O primeiro passo é deixar muito claro quais são os pré-requisitos da vaga e quais os objetivos do cargo em aberto. Para obter melhores resultados, a forma de divulgar a vaga se torna crucial. Uma saída, é a publicação da mesma em grupos específicos nas redes sociais ou o uso de ferramentas de anúncios segmentados. Esses dois passos ajudam a atingir a divulgação da vaga apenas para pessoas que se interessam ou se encaixam nos pré-requisitos da mesma.

Feito isso, chegamos na etapa em que na maioria das vezes, exige mais tempo e atenção dos profissionais: a triagem de currículos. Avaliar centenas de currículos nunca é uma tarefa fácil, por isso, muitas empresas hoje utilizam softwares capazes de fazer esse tipo de triagem em segundos. Alguns bons exemplos, como: Kenoby, que conta com uma plataforma totalmente online. Pipefy que também conta com uma plataforma de fácil acesso e algumas empresas como a Compleo e a Gupy, que oferecem atendimento personalizado para times de RH.
Com o auxílio desses softwares e empresas especialistas, os profissionais otimizam o tempo além de ter uma alta taxa de acerto na escolha dos currículos, já que os programas são capazes de escolher os currículos através de pré-requisitos selecionados pela empresa. Esta função é excelente para empresas que abrem vagas em diversos setores ao mesmo tempo, pois torna o processo demorado em algo feito em uma fração de segundos.

Após a seleção dos currículos, é feita uma análise comportamental dos candidatos. Utilizando um software que estrutura essa análise de perfil, como o ATS (Applicant Tracking System), a empresa pode selecionar os candidatos que se encaixam no perfil da vaga e que se adequam a cultura da empresa, antes mesmo de realizar a entrevista.

Com os candidatos selecionados, é chegada a hora das entrevistas. Uma prática adotada no processo de Recrutamento Inteligente é a entrevista online. Aqui é feita uma entrevista utilizando programas como Google Meet ou Skype, antes mesmo da entrevista presencial. Esta etapa é importantíssima, pois pode ser um ótimo momento para “quebrar o gelo”, deixando assim os candidatos mais confortáveis para a próxima etapa de entrevista presencial.

Com tantos processos acontecendo simultaneamente, é importante a organização de todos os pontos. Alguns softwares de recrutamento inteligente fornecem essa organização de maneira excelente. É importante frisar também que, em hipótese alguma, o Recrutamento Inteligente existe com a intenção de diminuir cargos nas equipes de RH. A tecnologia é uma grande aliada para que os processos sejam cada vez mais eficazes e com resultados positivos para as empresas contratantes.

Veja também

+ leia mais
terça-feira, março 2020

VT Realiza doação para a escola Bento Gonçalves em parceria com o projeto Viva Rua

Ser criança é sentir o frio na barriga no primeiro dia de aula, conhecer novos colegas, os professores e sentir aquele cheirinho de caderno novo, como se dissesse“ agora sim começou o ano”. Em parceria com o projeto Viva Rua, indicado pela Jessica Azevedo, nós da VT soluções, como forma de instigar o conhecimento dos […]

Abrir
+ leia mais
quarta-feira, março 2022

Podcast Sala do RH: tornando o RH um setor mais estratégico e de espaço acolhedor que promova o diálogo

Nem sempre um bom gerenciamento de recursos humanos nas organizações significa apenas ter uma liderança forte e comprometida com os resultados. Hoje em dia é necessário  pensar no setor de RH de forma estratégica, que pode ser ampliada a todas as camadas da empresa. Saber a importância dos recursos humanos, não só como referência mas […]

Abrir
Contato comercial