fbpx

BLOG DA VT

Qual o papel do RH no desenvolvimento profissional dos colaboradores?

quarta-feira, março 2019
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Qual o papel do RH no desenvolvimento profissional dos colaboradores?

Incentivar. Engajar. Oportunizar. Essas são algumas das principais ações que a área de Recursos Humanos precisa ter como objetivo para melhorar o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Existem diversas ações e estratégias que o RH pode implementar para ajudar os profissionais a crescerem. Por isso, elencamos algumas delas que consideramos essenciais para aplicar na sua empresa.

Para começar, a área precisa entender a demanda da organização e onde ela deseja chegar. Assim, é mais fácil alinhar os colaboradores em uma mesma busca e elaborar um plano de desenvolvimento sustentável.

Ações e estratégias para desenvolver os colaboradores

– Elabore planos de carreira: ao saber que se tem a oportunidade de crescer dentro da organização, o colaborador fica mais focado, se sente valorizado e busca sempre melhorar. Sem uma visão de futuro dentro de uma empresa, o profissional pode não ter tanto empenho para se desenvolver, pois pensa que é um esforço que nunca será recompensado.

– Incentive a educação: este é um ponto muito importante dentro das organizações. O RH precisa conversar com os gestores e entender quais são as dificuldades dos colaboradores, seja com processos, metodologias, entre outras. Entender a demanda e a cultura dos colaboradores é essencial para contribuir para o desenvolvimento profissional do funcionário. Dessa forma, promover treinamentos específicos, investir em cursos da área e até línguas estrangeiras é importante para que os colaboradores cresçam e se desenvolvam como profissionais.

– Esteja alinhado com os gestores: para conseguir promover e ajudar os colaboradores no desenvolvimento profissional de cada um, é necessário unir-se com os gestores. Envolva e responsabilize os gestores pelo desenvolvimento dos seus times.

– Ofereça feedbacks constantes: esse é um dos principais tópicos para o desenvolvimento profissional do colaborador. Assim, eles conseguem entender o que precisam melhorar e onde estão acertando. Sem nenhum retorno sobre o seu trabalho, os funcionários podem se sentir perdidos e pouco valorizados. Por isso, é importante que o RH – em conjunto com os gestores – elabore um feedback completo, passando todos os pontos importantes para o profissional conseguir melhorar e se desenvolver.

Se você colocar essas dicas em prática, terá uma área de RH com resultados melhores. Ao se sentirem motivados, os profissionais tendem a se tornar mais produtivos e satisfeitos com o ambiente de trabalho, conseguindo também desenvolver melhor suas carreiras.

O RH da sua empresa inseriu alguma estratégia para ajudar a desenvolver profissionalmente o trabalho dos seus colaboradores? Conta pra gente nos comentários! 🙂

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, abril 2018

Por que a inovação é relevante para as empresas?

A sobrevivência organizacional está cada vez mais difícil. O mercado – e o mundo – se transforma o tempo todo, colocando organizações de todos os tamanhos em um cenário completamente novo e mais competitivo. E usar todas essas mudanças a favor de si é um desafio complexo, que envolve riscos e falhas. Em um panorama […]

Abrir
+ leia mais
sexta-feira, janeiro 2019

VT do Bem: A Ação Social da VT

A VT entende que seu papel e responsabilidade social vão além da geração de empregos e fomento da economia. Todos os meses, uma instituição carente diferente de Porto Alegre e região é beneficiada por meio da doação de diferentes itens de necessidade básica, como colchões, utensílios domésticos, material de higiene, gás, ferramentas, alimentos, etc. — […]

Abrir