fbpx

BLOG DA VT

Principais dúvidas sobre a lei de vale-transporte

segunda-feira, abril 2022
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Principais dúvidas sobre a lei de vale-transporte

Todas as empresas hoje em dia precisam por obrigação da lei nº 7.418, disponibilizar aos seus colaboradores o benefício de vale-transporte. Ainda que essa informação não seja novidade para mais ninguém, ainda é levantado dúvidas sobre o que pode ou não dentro da aplicabilidade dessa lei.

Existem questões bem específicas que toda organização empresarial precisa saber e colocar em prática com seus colaboradores como por exemplo, qual o desconto em folha de pagamento, o benefício deve ser incluído em rendimentos tributáveis, e assim por diante.

Saiba essas e demais dúvidas na leitura desse post.

Qual a aplicabilidade da Lei do vale-transporte?

O benefício de vale-transporte, nada mais é do que o recurso proporcionado pela empresa para o deslocamento do colaborador de sua residência até o local de trabalho e vice-versa. O valor destinado ao benefício deve ser de uso exclusivo para transportes coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual, não se enquadrando a veículos de empresas privadas como Uber, Táxi, etc.

 

Vale salientar que o art. 2º da Lei nº 7.418 estabelece 3 destaques aos usuários de vale-transporte concedido nas condições e limites definidos, nesta Lei, no que se refere à contribuição do empregador:

  • não tem natureza salarial, nem se incorpora à remuneração para quaisquer efeitos;
  • não constitui base de incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • não se configura como rendimento tributável do trabalhador.

Quem tem direito ao vale-transporte?

A empresa contratante, como dito anteriormente, tem a responsabilidade de fornecer o vale-transporte para o colaborador sempre que ele precisar se deslocar até a organização.

Contudo, é necessário saber quem tem realmente o direito sobre esse benefício. Confira a lista abaixo encontrada na resolução da Lei nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985:

 

I – os empregados, assim definidos no art. 3° da Consolidação das Leis do Trabalho;

II – os empregados domésticos, assim definidos na Lei n° 5.859, de 11 de dezembro de 1972;

III – os trabalhadores de empresas de trabalho temporário, de que trata a Lei n° 6.019, de 3 de janeiro de 1974;

IV – os empregados a domicílio, para os deslocamentos indispensáveis à prestação do trabalho, percepção de salários e os necessários ao desenvolvimento das relações com o empregador;

V – os empregados do subempreiteiro, em relação a este e ao empreiteiro principal, nos termos do art. 455 da Consolidação das Leis do Trabalho;

VI – os atletas profissionais de que trata a Lei n° 6.354, de 2 de setembro de 1976;

VII – os servidores da União, do Distrito Federal, dos Territórios e suas autarquias, qualquer que seja o regime jurídico, a forma de remuneração e da prestação de serviços.

Agora que você já sabe as atribuições e aplicações da Lei de Vale-transporte, está pensando em mudar a gestão de vale-transporte da sua empresa ou terceirizar os processos desse benefício? Economize tempo em uma gestão de VT 100% automatizada com a VT Soluções. Entre em contato conosco para saber mais informações.

Veja também

+ leia mais
sexta-feira, janeiro 2019

VT do Bem: A Ação Social da VT

A VT entende que seu papel e responsabilidade social vão além da geração de empregos e fomento da economia. Todos os meses, uma instituição carente diferente de Porto Alegre e região é beneficiada por meio da doação de diferentes itens de necessidade básica, como colchões, utensílios domésticos, material de higiene, gás, ferramentas, alimentos, etc. — […]

Abrir
+ leia mais
quarta-feira, abril 2022

Conheça os diferenciais de uma gestão de vale-transporte 100% automatizada

Nem sempre é fácil construir uma empresa ágil nos processos e que os colaboradores se sintam tranquilos, principalmente no recebimento dos seus benefícios mensais. Algumas organizações acabam atrasando os depósitos de benefícios, ou administrando saldos incorretos com erros que geram incômodo aos seus colaboradores. Pensando nisso a VT Soluções criou um método de gestão de […]

Abrir
Contato comercial