fbpx

BLOG DA VT

Por que você deve começar a gerenciar o seu tempo

sexta-feira, agosto 2017
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Por que você deve começar a gerenciar o seu tempo

Um dos principais problemas do profissional de RH é a falta de tempo. É um setor sufocado por papeladas e burocracias. Isso torna difícil, para não dizer quase impossível em alguns casos, ter um RH estratégico. 

Aqui na VT, sabemos que o tempo é fundamental. Isso porque administrar bem as horas de trabalho faz qualquer profissional alcançar um alto nível de produtividade e manter uma relação saudável com a empresa.

Por isso, separamos algumas reflexões para você começar a gerenciar as horas do seu dia. Por experiência própria, visualizamos rapidamente como a organização traz realização profissional e pessoal.

Para ser produtivo, é preciso estar conectado com o objetivo

Quando falamos em produtividade, logo pensamos na relação trabalho x tempo. Eu serei mais produtivo quanto maior for o meu resultado em um menor período de tempo. Mas por que algumas pessoas conseguem executar mais do que as outras?

Para o escritor Charles Duhigg, autor do bestseller “O Poder do Hábito”, produtividade não está relacionado a um objetivo genérico, e sim ao que as pessoas definem como útil para elas. É algo muito mais íntimo e pessoal do que se pensa. Produtividade tem a ver com escolher suas próprias metas e buscar elas sem a sensação de que está desperdiçando seu esforço e tempo.

Pessoas que reclamam que não têm tempo para executar as tarefas talvez não estejam conectadas com um verdadeiro propósito. Isso, aliado à grande quantidade de distrações do dia a dia, gera um sentimento geral de “cansaço” e “sobrecarregamento”.

Em um mundo cada vez mais conectado, rápido e intenso, gerenciar o tempo se torna quase uma obrigação. Mas é preciso focar no que realmente importa e também escolher um caminho mais eficiente e prazeroso de se alcançar os objetivos.

Gastar tempo em planejamento é fundamental

Se as coisas não estão indo de acordo com o esperado, talvez o problema não seja o quão árduo você tem desempenhado as tarefas. Talvez o nó que impede que as metas sejam alcançadas ou pareçam cada vez mais distantes seja uma ausência de planejamento.

Gaste tempo em planejar, criando um cronograma e objetivos. Para isso, utilize agenda e softwares de gestão de projetos. Isso irá diminuir o tempo de execução, porque excluirá do processo os momentos gastos com questionamentos sobre o caminho a ser seguido.

Planejar também permite detectar onde existem obstáculos e prever as soluções de forma inovadora e criativa. Além disso, lhe conectará constantemente com o seu objetivo.

Inovação não existe sem criatividade

Se você somente executa as burocracias do dia, e sempre com deadline apertado, como terá tempo para pensar em melhorias para esse processo? Sair desse círculo vicioso é o primeiro passo para inovar dentro de uma empresa. Para isso, utilize-se da criatividade.

Ser criativo significa permitir-se testar e errar. Se a solução não está pronta, comece aplicando aos poucos novas formas de fazer as tarefas do dia a dia. Sem medo de errar. Neste TED Talks, o economista inglês Tim Harford fala sobre a importância de experimentar, mesmo sem saber quais são os resultados finais.

Acreditamos que o RH é um setor estratégico e vital em toda empresa. Para crescer, é preciso que o profissional dessa área tenha tempo para ser criativo e  possa diagnosticar as reais necessidades de seu ecossistema.

Então, vamos começar a planejar nosso tempo?

Veja também

+ leia mais
sexta-feira, dezembro 2017

Metodologia Ágil, uma alternativa para driblar as imprevisibilidades

Aqui na VT Soluções, acreditamos que o Recursos Humanos do futuro deve apostar cada vez mais na relação entre os colaboradores para crescer sustentavelmente. Por isso, ficamos muito entusiasmados quando vemos empresas apostarem na Metodologia Ágil. Isso porque os métodos ágeis, oriundos da transformação tecnológica, valorizam principalmente os indivíduos e as interações. Acreditamos que, com […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, março 2018

Empresas com líderes femininas superaram o machismo?

Em 2016 o número de mulheres nos cargos de liderança no Brasil aumentou em 11%, segundo a International Business Report (IBR). E esse índice só cresce. Mas quem sente que o desafio delas terminou ao chegarem lá no topo? A ascensão está, ao contrário, longe de representar menos obstáculos, e sim novos desafios. As líderes, o RH e […]

Abrir
Contato comercial