fbpx

BLOG DA VT

Por que você deve começar a gerenciar o seu tempo

sexta-feira, agosto 2017
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Por que você deve começar a gerenciar o seu tempo

Um dos principais problemas do profissional de RH é a falta de tempo. É um setor sufocado por papeladas e burocracias. Isso torna difícil, para não dizer quase impossível em alguns casos, ter um RH estratégico. 

Aqui na VT, sabemos que o tempo é fundamental. Isso porque administrar bem as horas de trabalho faz qualquer profissional alcançar um alto nível de produtividade e manter uma relação saudável com a empresa.

Por isso, separamos algumas reflexões para você começar a gerenciar as horas do seu dia. Por experiência própria, visualizamos rapidamente como a organização traz realização profissional e pessoal.

Para ser produtivo, é preciso estar conectado com o objetivo

Quando falamos em produtividade, logo pensamos na relação trabalho x tempo. Eu serei mais produtivo quanto maior for o meu resultado em um menor período de tempo. Mas por que algumas pessoas conseguem executar mais do que as outras?

Para o escritor Charles Duhigg, autor do bestseller “O Poder do Hábito”, produtividade não está relacionado a um objetivo genérico, e sim ao que as pessoas definem como útil para elas. É algo muito mais íntimo e pessoal do que se pensa. Produtividade tem a ver com escolher suas próprias metas e buscar elas sem a sensação de que está desperdiçando seu esforço e tempo.

Pessoas que reclamam que não têm tempo para executar as tarefas talvez não estejam conectadas com um verdadeiro propósito. Isso, aliado à grande quantidade de distrações do dia a dia, gera um sentimento geral de “cansaço” e “sobrecarregamento”.

Em um mundo cada vez mais conectado, rápido e intenso, gerenciar o tempo se torna quase uma obrigação. Mas é preciso focar no que realmente importa e também escolher um caminho mais eficiente e prazeroso de se alcançar os objetivos.

Gastar tempo em planejamento é fundamental

Se as coisas não estão indo de acordo com o esperado, talvez o problema não seja o quão árduo você tem desempenhado as tarefas. Talvez o nó que impede que as metas sejam alcançadas ou pareçam cada vez mais distantes seja uma ausência de planejamento.

Gaste tempo em planejar, criando um cronograma e objetivos. Para isso, utilize agenda e softwares de gestão de projetos. Isso irá diminuir o tempo de execução, porque excluirá do processo os momentos gastos com questionamentos sobre o caminho a ser seguido.

Planejar também permite detectar onde existem obstáculos e prever as soluções de forma inovadora e criativa. Além disso, lhe conectará constantemente com o seu objetivo.

Inovação não existe sem criatividade

Se você somente executa as burocracias do dia, e sempre com deadline apertado, como terá tempo para pensar em melhorias para esse processo? Sair desse círculo vicioso é o primeiro passo para inovar dentro de uma empresa. Para isso, utilize-se da criatividade.

Ser criativo significa permitir-se testar e errar. Se a solução não está pronta, comece aplicando aos poucos novas formas de fazer as tarefas do dia a dia. Sem medo de errar. Neste TED Talks, o economista inglês Tim Harford fala sobre a importância de experimentar, mesmo sem saber quais são os resultados finais.

Acreditamos que o RH é um setor estratégico e vital em toda empresa. Para crescer, é preciso que o profissional dessa área tenha tempo para ser criativo e  possa diagnosticar as reais necessidades de seu ecossistema.

Então, vamos começar a planejar nosso tempo?

Veja também

+ leia mais
terça-feira, janeiro 2019

A era da diversidade: os benefícios de inserir novas realidades na sua empresa

A diversidade surge para apresentar novas visões e perspectivas para o mundo dos negócios. Com pessoas diferentes, a empresa consegue entregar soluções mais criativas para os clientes. Para isso acontecer, não basta apenas dizer que a empresa apoia a diversidade. É preciso que essa ideia realmente faça parte da sua cultura e seja demonstrada por […]

Abrir
+ leia mais
domingo, novembro 2016

Como usar o Design Thinking no RH?

Nenhuma empresa duvida do fato de que a construção de cultura interna capaz de incentivar práticas que conduzam à constante inovação será a condição-chave de sobrevivência e diferenciação nos próximos anos. Já falamos aqui sobre como inovar no recrutamento e sobre o que significa inovação em Recursos Humanos. Mas se você  ainda não sabe por onde começar a praticar essa mentalidade, indicamos […]

Abrir