fbpx

BLOG DA VT

Por que seu recrutamento deve começar pelo porquê

segunda-feira, março 2017
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Por que seu recrutamento deve começar pelo porquê

“Se você contratar as pessoas porque elas são capazes de executar um trabalho, elas trabalharão apenas por dinheiro. Se você contratá-las porque acreditam no que você acredita, elas trabalharão com todo seu sangue, suor e lágrimas.” – Simon Sinek

Simon Sinek é o guru do Círculo de Ouro, teoria que baseia o sucesso de uma empresa pela sua capacidade de inspirar.

Segundo essa lógica, seu objetivo não deveria ser fazer negócios com alguém que simplesmente quer o que você tem, mas que acredita no que você acredita. O mesmo vale para o bem estar dos colaboradores: faz bem trabalhar em um lugar onde suas crenças e valores estão de acordo com as crenças e valores dessa cultura. Nos sentimos melhores quando estamos em ambientes alinhados com nossos propósitos.

Em síntese: não são produtos que mantêm uma empresa unida e forte, é o compartilhamento da cultura, em todos os níveis da estrutura.

Por isso, faz sentido que seu objetivo seja contratar pessoas que pensam como a sua empresa. É preciso lembrar que habilidades sempre podem ser desenvolvidas. Mas manter as pessoas inspiradas e motivadas no dia a dia só é possível a partir de uma conexão mais forte.

“As pessoas não contratam pessoas qualificadas que a motivam, elas contratam pessoas já motivadas e as inspiram. As pessoas são ou não motivadas. A menos que você dê às pessoas motivadas algo em que acreditem, algo maior do que o trabalho a ser feito, elas vão se motivar em busca de um novo trabalho e você vai ficar na mão de quem sobrou.” Simon Sinek

Em momentos de crise é a inspiração que irá guiar as pessoas a superarem objetivos, ajudando a empresa a se manter forte. Além disso, cultivar quem já está dentro vai transmitir o que você quer para fora, seja em seu atendimento ou na comunicação externa.

Mas como fazer um recrutamento e seleção que comece pelo “porquê”?

Para ser um líder que inspira, segundo Simon Sinek, é preciso trazer crenças muito claras desde as posições de liderança, e conduzir seus colaboradores em um círculo de confiança, o que os faz sentir-se seguros. Colaboradores assim são mais produtivos e inovadores, e seu sentimento atrai naturalmente mais pessoas conectadas a esse propósito.

Para traduzir isso ao seu processo de recrutamento, Sinek dá uma dica valiosa: comece vendendo sua vaga não pelas habilidades necessárias para preenchê-la. Observe o perfil de pessoa, não de profissional.

No que ela precisa acreditar? Quais desafios a esperam? Qual o perfil da equipe e qual o seu papel nela?

Passado por esse filtro, o “o quê” é consequência. Porque o seu produto ou serviço podem mudar, e assim os conhecimentos necessários para desenvolvê-lo, mas a visão da empresa seguirá a mesma.

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, agosto 2018

Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, agosto 2019

VT realiza doação para Escola Estadual Especial Cristo Redentor

Há mais de 52 anos a escola Escola Estadual Especial Cristo Redentor, situada no bairro Sarandi, em Porto Alegre/RS, atua com crianças e adultos com necessidades especiais. Atualmente, frequentam a instituição 204 alunos de 6 a 25 anos, divididos em dois turnos, manhã e tarde. Os alunos têm aulas com as disciplinas curriculares, como português, […]

Abrir