fbpx

BLOG DA VT

Por que a comunicação interna é a chave para sua estratégia organizacional?

terça-feira, fevereiro 2018
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Por que a comunicação interna é a chave para sua estratégia organizacional?

Vencer no mercado cada dia mais competitivo pode depender de variáveis que você nunca imaginou. A comunicação é a principal delas. Parece exagero? Mas uma estratégia organizacional eficaz precisa de pessoas alinhadas aos seus objetivos. No âmbito interno, isso significa conectar expectativas e valores. No externo, transmitir uma identidade de forma clara.

Mas por que a comunicação interna é prioridade? É ela quem estabelece o equilíbrio necessário com o seu público mais importante: os colaboradores. Uma organização é um grande sistema cujos elementos precisam ser processados de forma interligada. Quando uma empresa isola seus setores, corre riscos não somente de eficiência, mas também de falta de engajamento.

Um setor de comunicação interna bem desenvolvido tem a capacidade de unir todas as pontas, ao pensar em como elas se conectam em torno de uma unidade.

Quais os benefícios de alinhar a comunicação interna?

Comunicar a sua essência internamente é a melhor forma de manter próximas as pessoas mais importantes para a sua empresa. São os colaboradores, mais do que peças publicitárias, os responsáveis por externar a sua verdade e permitir a conexão com os públicos externos.

Além disso, colaboradores que entendem e acreditam na cultura da empresa são mais produtivos e inovadores. Isso porque se identificam com o que fazem e acreditam em um mesmo objetivo, passando a se apropriar da organização e a produzir com mais vontade.

A comunicação interna também promove maior clareza nas relações, melhorando o fluxo de trabalho, o que faz com que os colaboradores sintam-se mais valorizados e sua produtividade melhore. E uma equipe motivada, claro, também aumenta a competitividade da organização.

O comunicador e teórico Gaudêncio Torquato traduz desta forma: a comunicação interna é responsável por contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços. Alguma dúvida de que é ela que dá força para a execução das estratégias da organização?

Nenhuma empresa dá passos firmes sem que todos os integrantes estejam a par dos acontecimentos e sem que compartilhem sonhos. O foco no bom relacionamento pode evitar crises internas e externas, ser uma ferramenta poderosa no momento de gerir crises de imagem e construir um futuro mais conectado às suas necessidades e seus propósitos.

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, abril 2018

Inspirar pessoas para potencializar o coletivo: VT Soluções no ESARH 2018

Entre os dias 14 e 16 de maio, participaremos como expositores de um dos eventos mais notórios da América Latina voltado à área de Recursos Humanos: o Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos 2018 (ESARH). A temática do evento deste ano tem tudo a ver com a VT: inspirar pessoas para potencializar o coletivo. O propósito […]

Abrir
+ leia mais
domingo, novembro 2016

Como usar o Design Thinking no RH?

Nenhuma empresa duvida do fato de que a construção de cultura interna capaz de incentivar práticas que conduzam à constante inovação será a condição-chave de sobrevivência e diferenciação nos próximos anos. Já falamos aqui sobre como inovar no recrutamento e sobre o que significa inovação em Recursos Humanos. Mas se você  ainda não sabe por onde começar a praticar essa mentalidade, indicamos […]

Abrir