Vencer no mercado cada dia mais competitivo pode depender de variáveis que você nunca imaginou. A comunicação é a principal delas. Parece exagero? Mas uma estratégia organizacional eficaz precisa de pessoas alinhadas aos seus objetivos. No âmbito interno, isso significa conectar expectativas e valores. No externo, transmitir uma identidade de forma clara.
Mas por que a comunicação interna é prioridade? É ela quem estabelece o equilíbrio necessário com o seu público mais importante: os colaboradores. Uma organização é um grande sistema cujos elementos precisam ser processados de forma interligada. Quando uma empresa isola seus setores, corre riscos não somente de eficiência, mas também de falta de engajamento.
Um setor de comunicação interna bem desenvolvido tem a capacidade de unir todas as pontas, ao pensar em como elas se conectam em torno de uma unidade.
Comunicar a sua essência internamente é a melhor forma de manter próximas as pessoas mais importantes para a sua empresa. São os colaboradores, mais do que peças publicitárias, os responsáveis por externar a sua verdade e permitir a conexão com os públicos externos.
Além disso, colaboradores que entendem e acreditam na cultura da empresa são mais produtivos e inovadores. Isso porque se identificam com o que fazem e acreditam em um mesmo objetivo, passando a se apropriar da organização e a produzir com mais vontade.
A comunicação interna também promove maior clareza nas relações, melhorando o fluxo de trabalho, o que faz com que os colaboradores sintam-se mais valorizados e sua produtividade melhore. E uma equipe motivada, claro, também aumenta a competitividade da organização.
O comunicador e teórico Gaudêncio Torquato traduz desta forma: a comunicação interna é responsável por contribuir para o desenvolvimento e a manutenção de um clima positivo, propício ao cumprimento de metas estratégicas da organização e ao crescimento continuado de suas atividades e serviços. Alguma dúvida de que é ela que dá força para a execução das estratégias da organização?
Nenhuma empresa dá passos firmes sem que todos os integrantes estejam a par dos acontecimentos e sem que compartilhem sonhos. O foco no bom relacionamento pode evitar crises internas e externas, ser uma ferramenta poderosa no momento de gerir crises de imagem e construir um futuro mais conectado às suas necessidades e seus propósitos.
Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta […]
Nenhum avanço é válido ou satisfatório se não devidamente recompensado e reconhecido. Motivação e liderança são pontos necessários, e, nesse caso, o gestor, mais uma vez, tem um papel importante. Ao ser participativo, ele pode acompanhar todos os avanços de seu pessoal, podendo recompensar cada vez que houver melhora. Assim, o colaborador se incentiva a […]
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