Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta de pesquisa – que é feita através de formulários e/ou entrevistas; tabulação dos dados coletados; interpretação e análise estatística dos dados; elaboração do relatório final; identificação dos pontos fracos e fortes e elaboração do plano de ação para melhoria do clima organizacional.
Abaixo uma visão mais detalhada de cada uma dessas etapas:
1 – Preparação: aqui é o momento de definir as perguntas que serão realizadas. É importante definir se é interesse da empresa observar um problema específico para esmiuçar ele durante a pesquisa, além dos temas básicos sobre o ambiente e a convivência dos
funcionários.
2 – Planejamento e escolha da metodologia: neste momento é intrínseco que se elabore o questionário de pesquisa de clima organizacional – tipos de questionários, métodos de avaliação das respostas, tratamento estatístico e instrumentos de avaliação.
3 – Execução da pesquisa: aplicação dos questionários em todos os funcionários da empresa (pode ser presencial ou online).
4 – Análise dos dados: interpretar os dados colhidos na pesquisa e verificar o problema do clima da empresa.
5 – Conclusão: produzir o relatório final sobre o problema e como solucioná-lo. Por fim, apresentar a diretoria a fim de criar um diálogo transparente entre chefia e os funcionários da empresa.
Ao integrar esses tipos de processos dentro da empresa, consequentemente, surge um clima de mudança tanto individual – em relação aos funcionários e chefias – como de crescimento coletivo.
E aí, gostou das dicas? Tente aplicá-las na sua empresa e nos conte o resultado!
Uma empresa somente é inovadora se alimenta a geração de ideias. Porém, ainda que pareça complicado obter ideias geniais, na verdade não há segredo. Afinal, a criatividade não é questão de sorte, mas de estabelecer métodos e muito treino na rotina. O segredo das boas ideias para uma empresa inovadora é, portanto, ter uma cultura […]
Compromissos profissionais, responsabilidades familiares, tarefas de casa, estudos, obrigações pessoais, tarefas e mais tarefas. Com a correria do dia a dia, e agora também com o home office, tirar um momento para cuidar de si tem se tornado uma atividade cada vez mais difícil. No entanto, reservar um tempo para você mesmo é algo que […]
Colaborador:
Baixe aqui o app Meu VT