fbpx

BLOG DA VT

Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

quinta-feira, agosto 2018
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta de pesquisa – que é feita através de formulários e/ou entrevistas; tabulação dos dados coletados; interpretação e análise estatística dos dados; elaboração do relatório final; identificação dos pontos fracos e fortes e elaboração do plano de ação para melhoria do clima organizacional.

Abaixo uma visão mais detalhada de cada uma dessas etapas:

1 – Preparação: aqui é o momento de definir as perguntas que serão realizadas. É importante definir se é interesse da empresa observar um problema específico para esmiuçar ele durante a pesquisa, além dos temas básicos sobre o ambiente e a convivência dos
funcionários.

2 – Planejamento e escolha da metodologia: neste momento é intrínseco que se elabore o questionário de pesquisa de clima organizacional – tipos de questionários, métodos de avaliação das respostas, tratamento estatístico e instrumentos de avaliação.

3 – Execução da pesquisa: aplicação dos questionários em todos os funcionários da empresa (pode ser presencial ou online).

4 – Análise dos dados: interpretar os dados colhidos na pesquisa e verificar o problema do clima da empresa.

5 – Conclusão: produzir o relatório final sobre o problema e como solucioná-lo. Por fim, apresentar a diretoria a fim de criar um diálogo transparente entre chefia e os funcionários da empresa.

Ao integrar esses tipos de processos dentro da empresa, consequentemente, surge um clima de mudança tanto individual – em relação aos funcionários e chefias – como de crescimento coletivo.

E aí, gostou das dicas? Tente aplicá-las na sua empresa e nos conte o resultado!

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, janeiro 2019

VT realiza doação para Grupo Escoteiro em Porto Alegre

Há 45 anos, o Grupo Escoteiro José Plácido de Castro – carinhosamente chamado de “Escoteiro”, oferece atividades para crianças carentes no bairro Humaitá em Porto Alegre. Tradicional movimento educacional para a vida, o escotismo é um movimento para jovens com a colaboração de adultos voluntários sem vínculos político-partidários, valorizando a participação de pessoas de todas […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, março 2017

Por que seu recrutamento deve começar pelo porquê

“Se você contratar as pessoas porque elas são capazes de executar um trabalho, elas trabalharão apenas por dinheiro. Se você contratá-las porque acreditam no que você acredita, elas trabalharão com todo seu sangue, suor e lágrimas.” – Simon Sinek Simon Sinek é o guru do Círculo de Ouro, teoria que baseia o sucesso de uma empresa […]

Abrir