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Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

quinta-feira, agosto 2018
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Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta de pesquisa – que é feita através de formulários e/ou entrevistas; tabulação dos dados coletados; interpretação e análise estatística dos dados; elaboração do relatório final; identificação dos pontos fracos e fortes e elaboração do plano de ação para melhoria do clima organizacional.

Abaixo uma visão mais detalhada de cada uma dessas etapas:

1 – Preparação: aqui é o momento de definir as perguntas que serão realizadas. É importante definir se é interesse da empresa observar um problema específico para esmiuçar ele durante a pesquisa, além dos temas básicos sobre o ambiente e a convivência dos
funcionários.

2 – Planejamento e escolha da metodologia: neste momento é intrínseco que se elabore o questionário de pesquisa de clima organizacional – tipos de questionários, métodos de avaliação das respostas, tratamento estatístico e instrumentos de avaliação.

3 – Execução da pesquisa: aplicação dos questionários em todos os funcionários da empresa (pode ser presencial ou online).

4 – Análise dos dados: interpretar os dados colhidos na pesquisa e verificar o problema do clima da empresa.

5 – Conclusão: produzir o relatório final sobre o problema e como solucioná-lo. Por fim, apresentar a diretoria a fim de criar um diálogo transparente entre chefia e os funcionários da empresa.

Ao integrar esses tipos de processos dentro da empresa, consequentemente, surge um clima de mudança tanto individual – em relação aos funcionários e chefias – como de crescimento coletivo.

E aí, gostou das dicas? Tente aplicá-las na sua empresa e nos conte o resultado!

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