BLOG DA VT

Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

quinta-feira, agosto 2018
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta de pesquisa – que é feita através de formulários e/ou entrevistas; tabulação dos dados coletados; interpretação e análise estatística dos dados; elaboração do relatório final; identificação dos pontos fracos e fortes e elaboração do plano de ação para melhoria do clima organizacional.

Abaixo uma visão mais detalhada de cada uma dessas etapas:

1 – Preparação: aqui é o momento de definir as perguntas que serão realizadas. É importante definir se é interesse da empresa observar um problema específico para esmiuçar ele durante a pesquisa, além dos temas básicos sobre o ambiente e a convivência dos
funcionários.

2 – Planejamento e escolha da metodologia: neste momento é intrínseco que se elabore o questionário de pesquisa de clima organizacional – tipos de questionários, métodos de avaliação das respostas, tratamento estatístico e instrumentos de avaliação.

3 – Execução da pesquisa: aplicação dos questionários em todos os funcionários da empresa (pode ser presencial ou online).

4 – Análise dos dados: interpretar os dados colhidos na pesquisa e verificar o problema do clima da empresa.

5 – Conclusão: produzir o relatório final sobre o problema e como solucioná-lo. Por fim, apresentar a diretoria a fim de criar um diálogo transparente entre chefia e os funcionários da empresa.

Ao integrar esses tipos de processos dentro da empresa, consequentemente, surge um clima de mudança tanto individual – em relação aos funcionários e chefias – como de crescimento coletivo.

E aí, gostou das dicas? Tente aplicá-las na sua empresa e nos conte o resultado!

Veja também

+ leia mais
segunda-feira, março 2018

Empresas com líderes femininas superaram o machismo?

Em 2016 o número de mulheres nos cargos de liderança no Brasil aumentou em 11%, segundo a International Business Report (IBR). E esse índice só cresce. Mas quem sente que o desafio delas terminou ao chegarem lá no topo? A ascensão está, ao contrário, longe de representar menos obstáculos, e sim novos desafios. As líderes, o RH e […]

Abrir
+ leia mais
sexta-feira, agosto 2017

Por que você deve começar a gerenciar o seu tempo

Um dos principais problemas do profissional de RH é a falta de tempo. É um setor sufocado por papeladas e burocracias. Isso torna difícil, para não dizer quase impossível em alguns casos, ter um RH estratégico.  Aqui na VT, sabemos que o tempo é fundamental. Isso porque administrar bem as horas de trabalho faz qualquer profissional […]

Abrir