fbpx

BLOG DA VT

O que é Onboarding e como aplicá-lo na sua empresa?

terça-feira, maio 2019
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • O que é Onboarding e como aplicá-lo na sua empresa?

É importante que a área de Recursos Humanos sempre esteja atenta às novidades, processos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do colaborador. Nesse sentido, uma das tarefas mais importantes do RH é engajar a equipe e alinhar expectativas entre o propósito da empresa com o que o colaborador acredita e busca em sua vida profissional. Para fazer isso desde a contratação do colaborador, conectando-o à cultura da sua empresa logo no início, existe o chamado Onboarding.

O Onboarding – como o nome em inglês diz – é o processo de embarcar na empresa e em seus propósitos. Por isso, pode gerar uma série de benefícios, como aumentar a motivação da equipe e reter talentos.

Por que aplicar o Onboarding?

Imagine que você seja o capitão de um navio e precise contratar marujos para uma longa viagem. Você tem duas opções distintas: os que são apaixonados pelo mar e os que navegam só por obrigação. Faz muito sentido escolher o primeiro grupo, não é?

O Onboarding é mais ou menos isso. Ele apresenta a cultura da empresa, seu código de ética, sua missão, seu propósito, e ao mesmo tempo busca captar quem compartilha da mesma visão de mundo. É quase uma ferramenta para fazer o seu colaborador “vestir a camiseta” da empresa.

Mas mais do que isso, o Onboarding também se preocupa em inserir de maneira responsável o recém-contratado no ambiente de trabalho. Por isso é tão importante a participação do RH nesse processo.

Como começar?

Para aplicar o método Onboarding, o RH precisa estar presente em diversas etapas da carreira do colaborador.

Recrutamento e processo de admissão

É nesse momento que a empresa tem a oportunidade de comunicar que tipo de profissional está buscando, e reforçar sua missão, visão e valores. O objetivo é aumentar a chance de o profissional que for para a entrevista já estar alinhado com a cultura da empresa. Lembre-se que atrair candidatos qualificados significa futuramente melhorar a performance e a produtividade da sua empresa.

– Conexão e integração

Logo no primeiro dia de trabalho, acompanhe o colaborador ao seu respectivo setor e faça questão de apresentar ele ao time. Isso gera conexão e conforto para quem está iniciando uma nova etapa profissional. Esse contato inicial também ajuda a consolidar o grau de comprometimento dele com a empresa. Outra alternativa é formar uma dupla entre o recém-contratado com um mentor mais experiente.

– Acompanhamento e capacitação

Depois dos primeiros dias, se preocupe em acompanhar o desenvolvimento do profissional, seja oferecendo treinamentos, atividades de integração e até um bate-papo franco sobre como andam as expectativas. Isso ajuda o novo funcionário a saber claramente quais as tarefas que ele deve desempenhar e reforça os valores da empresa. Lembre-se de que os 3 primeiros meses são fundamentais para apresentar a cultura da organização ao colaborador.

Outras ações práticas importantes

– Faça um comunicado: seja por e-mail ou uma fala oficial em um encontro da empresa, é essencial você apresentar o novo colaborador. Isso vai mostrar que você está animado por ter ele a bordo e também informar a equipe sobre a nova contratação, incentivando as apresentações pessoais também.

– Organize um almoço do time: logo na primeira semana da nova contratação, tente reunir toda a equipe em um momento mais descontraído. Isso ajuda, em alguns casos, como “quebra-gelo”.

– Tenha um kit de boas-vindas: surpreenda o novo colaborador com um mimo especial. Podem ser copos, camisetas ou canetas da empresa. Essa pequena boas-vindas vai fazer ele se sentir apreciado e engajado ao novo desafio profissional.

 

E por último, mas não menos importante…

Ouça feedbacks. A melhor maneira de identificar melhorias no processo de integração de funcionários é ter uma avaliação do programa assim que um funcionário tiver concluído seu treinamento. De atividades específicas do primeiro dia a experiências mais gerais, não deixe de perguntar ao novo contratado se ele perceber alguma lacuna no processo.

E aí, gostou das nossas dicas? Deixe seus resultados com o Onboarding nos nossos comentários.

Até mais!

Veja também

+ leia mais
sexta-feira, julho 2018

Como utilizar o Business Model Canvas para tirar o seu projeto do papel?

A cada dia que passa mais empresas estão abandonando o plano de negócios tradicional e optando pelo Business Model Canvas. O Canvas, de modo geral, é uma ferramenta de gerenciamento estratégico que incentiva a inovação, a prototipação e a cocriação. Por isso, ela é uma aliada do profissional do RH, que lida com gestão de projetos. […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, novembro 2017

App Meu VT, a última novidade da VT Soluções

Pensando em facilitar o trabalho do RH e entregar maior autonomia aos colaboradores, desenvolvemos o app Meu VT. Somos a primeira gestora de vale-transporte a criar esse tipo de plataforma, pensando exclusivamente nos benefícios de nossos clientes. Acessando com seu CPF, o colaborador poderá consultar suas três últimas cargas de VT realizadas pela empresa, sem […]

Abrir