É importante que a área de Recursos Humanos sempre esteja atenta às novidades, processos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do colaborador. Nesse sentido, uma das tarefas mais importantes do RH é engajar a equipe e alinhar expectativas entre o propósito da empresa com o que o colaborador acredita e busca em sua vida profissional. Para fazer isso desde a contratação do colaborador, conectando-o à cultura da sua empresa logo no início, existe o chamado Onboarding.
O Onboarding – como o nome em inglês diz – é o processo de embarcar na empresa e em seus propósitos. Por isso, pode gerar uma série de benefícios, como aumentar a motivação da equipe e reter talentos.
Imagine que você seja o capitão de um navio e precise contratar marujos para uma longa viagem. Você tem duas opções distintas: os que são apaixonados pelo mar e os que navegam só por obrigação. Faz muito sentido escolher o primeiro grupo, não é?
O Onboarding é mais ou menos isso. Ele apresenta a cultura da empresa, seu código de ética, sua missão, seu propósito, e ao mesmo tempo busca captar quem compartilha da mesma visão de mundo. É quase uma ferramenta para fazer o seu colaborador “vestir a camiseta” da empresa.
Mas mais do que isso, o Onboarding também se preocupa em inserir de maneira responsável o recém-contratado no ambiente de trabalho. Por isso é tão importante a participação do RH nesse processo.
Para aplicar o método Onboarding, o RH precisa estar presente em diversas etapas da carreira do colaborador.
– Recrutamento e processo de admissão
É nesse momento que a empresa tem a oportunidade de comunicar que tipo de profissional está buscando, e reforçar sua missão, visão e valores. O objetivo é aumentar a chance de o profissional que for para a entrevista já estar alinhado com a cultura da empresa. Lembre-se que atrair candidatos qualificados significa futuramente melhorar a performance e a produtividade da sua empresa.
– Conexão e integração
Logo no primeiro dia de trabalho, acompanhe o colaborador ao seu respectivo setor e faça questão de apresentar ele ao time. Isso gera conexão e conforto para quem está iniciando uma nova etapa profissional. Esse contato inicial também ajuda a consolidar o grau de comprometimento dele com a empresa. Outra alternativa é formar uma dupla entre o recém-contratado com um mentor mais experiente.
– Acompanhamento e capacitação
Depois dos primeiros dias, se preocupe em acompanhar o desenvolvimento do profissional, seja oferecendo treinamentos, atividades de integração e até um bate-papo franco sobre como andam as expectativas. Isso ajuda o novo funcionário a saber claramente quais as tarefas que ele deve desempenhar e reforça os valores da empresa. Lembre-se de que os 3 primeiros meses são fundamentais para apresentar a cultura da organização ao colaborador.
– Faça um comunicado: seja por e-mail ou uma fala oficial em um encontro da empresa, é essencial você apresentar o novo colaborador. Isso vai mostrar que você está animado por ter ele a bordo e também informar a equipe sobre a nova contratação, incentivando as apresentações pessoais também.
– Organize um almoço do time: logo na primeira semana da nova contratação, tente reunir toda a equipe em um momento mais descontraído. Isso ajuda, em alguns casos, como “quebra-gelo”.
– Tenha um kit de boas-vindas: surpreenda o novo colaborador com um mimo especial. Podem ser copos, camisetas ou canetas da empresa. Essa pequena boas-vindas vai fazer ele se sentir apreciado e engajado ao novo desafio profissional.
Ouça feedbacks. A melhor maneira de identificar melhorias no processo de integração de funcionários é ter uma avaliação do programa assim que um funcionário tiver concluído seu treinamento. De atividades específicas do primeiro dia a experiências mais gerais, não deixe de perguntar ao novo contratado se ele perceber alguma lacuna no processo.
E aí, gostou das nossas dicas? Deixe seus resultados com o Onboarding nos nossos comentários.
Até mais!
O mês de junho é considerado o mês do Orgulho, pela data que marca o dia do movimento LGBTQIAP+ internacionalmente. Muitas empresas aproveitam para celebrar essa data internamente, reforçando a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Trouxemos 6 ações que o RH pode desenvolver junto ao time de marketing para comemorar esse […]
O mercado de trabalho por muitas vezes não é favorável para a Mulher. Um exemplo muito comum é na entrevista de trabalho, quando a mulher tem que omitir a sua vontade em compor uma família, pelo fato histórico do estereótipo de ser a responsável nas atividades familiares. A meritocracia não funciona da mesma forma para […]
Colaborador:
Baixe aqui o app Meu VT