BLOG DA VT

Metodologia Ágil, uma alternativa para driblar as imprevisibilidades

sexta-feira, dezembro 2017
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Metodologia Ágil, uma alternativa para driblar as imprevisibilidades

Aqui na VT Soluções, acreditamos que o Recursos Humanos do futuro deve apostar cada vez mais na relação entre os colaboradores para crescer sustentavelmente. Por isso, ficamos muito entusiasmados quando vemos empresas apostarem na Metodologia Ágil. Isso porque os métodos ágeis, oriundos da transformação tecnológica, valorizam principalmente os indivíduos e as interações.

Acreditamos que, com o atual ritmo do avanço digital, a relação de confiança entre pessoas torna-se ainda mais necessária. Profissionais executando posições de liderança transmitem mais confiança aos consumidores. Neste webinar, Luiz Parzianello, especialista em gestão empresarial e pioneiro em gestão de negócios e métodos ágeis, nos conta que a inovação do século resulta de uma combinação entre pessoas e tecnologia. E é isso que sustenta a cultura e a experiência dentro de uma organização.

Mas afinal, o que é a Metodologia Ágil?

Uma ferramenta que defende o diálogo a partir de argumentos que condizem com o contexto dos clientes. O método é uma nova forma de gestão e desenvolvimento que usa uma abordagem de planejamento e execução interativa, dividindo o problema em produtos menores e que visa entregar uma solução funcionando regularmente. Um de seus principais princípios é a construção de projetos através de equipes motivadas, com ambiente e suporte adequados.

Uma metodologia ágil defende que é preciso ouvir o cliente e criar o produto aos poucos, ouvindo suas necessidades a partir de cada etapa. Sendo assim, o resultado final será algo construído através de mudanças constantes e a partir de diferentes pensamentos. Realizar a entrega em partes faz com que o cliente usufrua de recursos do produto, podendo verificar erros e sugerir alterações. O método é um facilitador para que, ao final da entrega, o cliente não receba algo completamente distante do que imaginou.

O principal diferencial das metodologias ágeis é ausência da necessidade de um gerente. Essas metodologias são auto gerenciáveis, ou seja, a ideia é contar apenas com um líder para facilitar o trabalho da equipe. Os trabalhos são incrementados entre si, e a comunicação entre equipe e cliente é a chave principal para um bom resultado. Por fim, podemos afirmar que uma metodologia ágil gera valor à organização e melhora a produtividade da equipe.

Em poucas palavras…

A Metodolgia Ágil valoriza:

Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas
Solução em funcionamento acima de documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano

As pessoas são a origem de tudo, e o contexto de onde elas vêm expressa muito sobre o conteúdo que elas desejam. Por isso, uma boa análise é necessária antes das tomadas de decisão. A maior prioridade da Metodologia Ágil é satisfazer o cliente priorizando sempre as entregas em prazos curtos, que podem ser de semanas até no máximo meses. Estabelecendo um roteiro de intervalos regulares, a equipe elabora estratégias para tornar o trabalho mais efetivo, ajustando e otimizando os atos conforme as demandas.

E a sua empresa? Está preparada para adotar essas novas metodologias de trabalho?

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, janeiro 2019

Como a integração organizacional pode engajar os colaboradores de uma empresa?

Socialização é a assimilação de hábitos que caracterizam o indivíduo ao seu grupo social. É o processo através do qual o indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando sua cultura. Sendo assim, a integração organizacional é a forma com que a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, socializando-os […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, março 2018

Empresas com líderes femininas superaram o machismo?

Em 2016 o número de mulheres nos cargos de liderança no Brasil aumentou em 11%, segundo a International Business Report (IBR). E esse índice só cresce. Mas quem sente que o desafio delas terminou ao chegarem lá no topo? A ascensão está, ao contrário, longe de representar menos obstáculos, e sim novos desafios. As líderes, o RH e […]

Abrir