fbpx

BLOG DA VT

Inteligência Emocional: uma habilidade essencial no trabalho

sexta-feira, dezembro 2020
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Inteligência Emocional: uma habilidade essencial no trabalho

O tema Inteligência Emocional vêm ganhando muito destaque nos últimos anos, isso você já sabe… Já fizemos um post aqui no blog com o tema inteligência emocional em tempos de home office. Mas qual é a importância dele no ambiente de trabalho? Como ele pode nos ajudar?

Inteligência Emocional é a capacidade que as pessoas possuem de controlar e entender as emoções que estão sendo sentidas. Podemos dizer também, que são aqueles que conseguem controlar seus sentimentos com mais facilidade e utilizá-los da melhor forma e momento possível. Quem não possui essa habilidade, não consegue dominar seus sentimentos e na maioria das vezes é dependente das suas emoções.

Para usar essas emoções ao nosso favor, o renomado autor Goleman dividiu elas em 5 pilares para facilitar a compreensão dessa habilidade:

Autoconhecimento Emocional: todos nós temos sentimentos, por mais que muitas pessoas não expressem, por isso o nosso grande desafio é saber identificar e conhecer eles.

Controle Emocional: de nada adianta o autoconhecimento, e saber identificar nossas emoções se não conseguimos lidar com elas. Imagine uma pessoa com muita raiva expressando isso em um ambiente de trabalho, por exemplo.

Automotivação: é a capacidade de redirecionar um sentimento para uma forma mais positiva que gere benefícios pessoais. Como manter a calma e serenidade quando temos muitas demandas a cumprir e utilizarmos isso de maneira positiva para conseguir cumprir esse desafio no final do dia.

Empatia: é respeitar as emoções dos outros, é se preocupar com como alguém vai se sentir, se colocar no lugar do outro.

Relacionamentos Interpessoais: quanto mais trocas e relacionamentos temos no nosso dia a dia, mais capacitados nos tornamos em lidar com as emoções e diferentes formas de reação de cada pessoa.

Você já imaginou trabalhar em um ambiente onde todas as pessoas são emocionalmente inteligentes? Seria ótimo, não é mesmo? Seria um benefício tanto para os funcionários quanto para os gestores, pois esse fator comportamental evita conflitos no ambiente de trabalho e permite um dia a dia mais saudável. Principalmente dentro das organizações, onde o clima costuma ser tenso pela quantidade de demandas e pequenos prazos.

A necessidade de profissionais inteligentes emocionalmente no mercado de trabalho hoje, torna-se uma realidade. Além de ser uma peça fundamental para a construção de bons relacionamentos, essa é uma característica essencial dos líderes do futuro.

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, janeiro 2019

VT realiza doação para Grupo Escoteiro em Porto Alegre

Há 45 anos, o Grupo Escoteiro José Plácido de Castro – carinhosamente chamado de “Escoteiro”, oferece atividades para crianças carentes no bairro Humaitá em Porto Alegre. Tradicional movimento educacional para a vida, o escotismo é um movimento para jovens com a colaboração de adultos voluntários sem vínculos político-partidários, valorizando a participação de pessoas de todas […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, agosto 2020

Você conhece a Técnica Pomodoro?

Em primeiro lugar, você sabia que essa técnica é inspirada em uma fruta? Essa técnica foi desenvolvia por um italiano chamado Francisco Cirllo, nos anos 80. Ela foi criada para usar o tempo como enorme valioso aliado. O pomodoro é uma ferramenta na qual é possível ver não só a quantidade de exercícios que são […]

Abrir