fbpx

BLOG DA VT

Equilíbrio emocional do colaborador

segunda-feira, maio 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Equilíbrio emocional do colaborador

5 fatores que colaboram para o equilíbrio emocional do colaborador

A área de Recursos Humanos, talvez, seja uma das mais impactadas com a pandemia do coronavírus, devido a uma grande logística que muitas empresas precisaram adotar nas relações de trabalho. O profissional de RH vive um misto de sentimentos como o nervosismo, ansiedade, insegurança, preocupação e incertezas que afetam o bem-estar e sua saúde mental. Então, como manter o equilíbrio emocional?
Por isso, separamos medidas simples, mas eficientes, para colaborar com o equilíbrio emocional da equipe.

1. Ambiente de trabalho adequado

Se um colaborador passar grande parte do seu dia em um ambiente desorganizado e com relações de trabalho conflituosas, será quase impossível alcançar o equilíbrio emocional adequado. Portanto, organize-se e tenha o seu próprio espaço para trabalho.

2. Cuidado com as horas extras

Principalmente no home office, muitos profissionais acabam trabalhando por mais tempo do que deveriam. Isso porque se adaptar a esse novo formato de trabalho pode comprometer a produtividade, a concentração e a organização, fazendo com que levem mais tempo para concluir as tarefas.
É essencial orientar os colaboradores a cumprir a carga horária, além de incentivar o lazer e o descanso.

3. Metas e demandas realistas

Para uma empresa, focar em resultados é importante, desde que não sejam criadas metas e demandas inalcançáveis. Fazer isso pode trazer o efeito contrário do esperado: baixa produtividade e motivação.

4. Momentos de descontração
Que tal reunir a equipe para comemorar as conquistas, conversar e conhecer melhor uns aos outros? Mesmo em home office, é possível promover encontros e comemorações virtuais.

5. Incentivo à prática de atividades físicas

Seja na academia ou em casa, praticar atividades físicas faz com que o organismo libere inúmeros hormônios do bem-estar. Além disso, ajuda a desenvolver competências como resiliência e enfrentamento de desafios, contribuindo para o equilíbrio emocional.

Fonte: https://blog.totalpass.com.br/qualidade-de-vida-no-trabalho/equilibrio-emocional-rh/

Veja também

+ leia mais
sexta-feira, dezembro 2020

Inteligência Emocional: uma habilidade essencial no trabalho

O tema Inteligência Emocional vêm ganhando muito destaque nos últimos anos, isso você já sabe… Já fizemos um post aqui no blog com o tema inteligência emocional em tempos de home office. Mas qual é a importância dele no ambiente de trabalho? Como ele pode nos ajudar? Inteligência Emocional é a capacidade que as pessoas […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, junho 2020

05.06 Dia Mundial do Meio Ambiente

Você sabia que o ônibus é responsável por apenas 19% da poluição e os carros por 65%? Os coletivos são uma alternativa mais atraente, pois circulam com um número elevado de pessoas a bordo e reduzem o impacto das emissões. É indispensável que a sociedade tenha consciência de que o transporte individual nas cidades é […]

Abrir