fbpx

BLOG DA VT

Conheça o People Analytics

sexta-feira, junho 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Conheça o People Analytics

Você já ouviu falar do People Analytics?

É uma metodologia que vem fazendo muito sucesso nas empresas, o principal objetivo é organizar o setor de Gestão de Pessoas e facilitar o seu trabalho através da coleta de dados do trabalho desempenhado por cada funcionário, dessa maneira é possível entender melhor qual o papel de cada um na empresa, entender o que o torna engajado e produtivo.
Através dela, o RH identifica as qualidades, produtividade e também o que deve ser corrigido, como por exemplo problemas com engajamento na empresa. Ao contrário do que muitos pensam, o People Analytics não é uma maneira de vigiar o funcionário e sim de saber como melhorar sua rotina no trabalho, o manter motivado e trazer ações para desenvolver suas habilidades na empresa da melhor forma possível.

Os passos para aplicar no RH:

Equipe:
Treinar os colaboradores para essa coleta de dados é essencial, juntos eles vão traçar os objetivos ao utilizar a metodologia e isso vai garantir o foco nas necessidades emergentes da empresa.

Coleta:
É a hora de arrecadar todos os dados que serão utilizados pelo People Analytics, pode ser através dos dados internos da empresa, redes sociais, metadata, avaliação de usuários, do sistema de gestão e outras ferramentas disponíveis na organização.

Organização dos dados:
É o momento de juntar todos os dados e números recolhidos, quanto mais informações melhor. Os dados vão ser cruzados através de um software escolhido pela equipe, de maneira segura e protegida, para que não haja exposição do funcionário e da empresa. Após o cálculo, a equipe terá todas as respostas para as perguntas levantadas no planejamento.

Análise:
Nessa etapa, é onde o People Analytics de fato revoluciona o trabalho da Gestão de Pessoas, todos os dados são analisados pela equipe e conseguem identificar os padrões de comportamento de cada funcionário, o que os tornam produtivos e como podemos acrescentar mais ainda na sua carreira. Também é possível descobrir os problemas enfrentados pela empresa e a partir disso, arranjar soluções.

O People Analytics consegue transformar as decisões do RH e melhorar o trabalho da empresa, e para que isso aconteça é necessário que haja uma mudança na estrutura da organização. A metodologia traz diversos benefícios para a relação com seus colaboradores, o departamento de RH consegue estar mais próximo do trabalho de cada um, além disso decisões como contratação, demissão, recolocação ou promoção ficam mais fáceis e rápidas com a ajuda da análise feita pela equipe.

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, maio 2017

A construção de um futuro com valor passa pelo RH

A construção de um futuro com valor parte das empresas. Elas têm grande influência em como são moldadas pessoas e relações. Por isso, um mundo com mais significado passa pela área de Recursos Humanos. Este é o tema do evento Congregarh RS 2017, e por isso participamos como patrocinador prata desta edição. Porque acreditamos que este […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, abril 2017

O RH e a responsabilidade pela colaboração nas empresas

Todo dia, novas iniciativas baseadas no compartilhamento atribuem a mais pessoas o poder de oferecer seus serviços. É o caso de empresas como Airbnb, que conecta indivíduos e desvenda novos espaços e anfitriões, ampliando as possibilidades do mercado e a experiência das pessoas. O que isso significa para as empresas? Significa ter que lidar com […]

Abrir
Contato comercial