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Competências ou Habilidades? Diferenças e modos de aplicação na sua empresa

terça-feira, novembro 2018
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Tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal, competências e habilidades são palavras bem conhecidas. Porém, cada uma tem sua particularidade.  Competência diz respeito à capacidade de analisar e solucionar um problema. Neste caso, ela pode ser desenvolvida, o que permite enfrentar determinadas situações. Já a habilidade é algo intrínseco da pessoa a partir do desempenho dela em alguma função.

Pode-se dizer que as competências são formadas por habilidades, entretanto, as habilidades não necessariamente são competências. Para obter o sucesso, é necessário ter essas duas características em harmonia.

Desta forma, para obter uma equipe com bons resultados, é necessário cultivar competências tanto dos colaboradores quanto do seu próprio negócio. Assim, sua instituição terá uma imagem positiva, gerando um diferencial –  uma vantagem sobre os outros competidores do mercado.

Além disso, incentivar o desenvolvimento de competências e, consequentemente, habilidades, influencia também na expansão da empresa. Esse incentivo pode aumentar a produtividade, gerando credibilidade e qualidade no seu negócio.
Elencamos as principais competências requisitadas pelas empresas para te ajudar no crescimento dessas capacidades:

Visão estratégica: o profissional deve estar a par dos valores da empresa e também compreender o mercado, a concorrência e as novas tecnologias;

Relacionamento interpessoal: ter boas relações com colegas, supervisores e parceiros é essencial. Empatia e espírito de equipe são pontos chaves para a construção dessa competência;

Aprendizado contínuo: o profissional deve permanecer sempre em busca de conhecimento. Seja através de cursos de especialização como participar de grupos e eventos na área de atuação, para assim se manter atualizado e ampliar seu networking;

Automotivação: para atingir metas e ter visão sobre sua carreira, é necessário ser persistente e entusiasta. Não apenas se motivando, mas também influenciando a equipe;

Equilíbrio emocional: este tópico é de extrema importância para as empresas. O profissional precisa saber não se abalar com as pressões e dificuldades do dia a dia. Por isso, é sempre importante administrar suas emoções;

Inventividade: inovar está entre as competências mais procuradas pelo mercado. Ser criativo, buscar novas alternativas e respostas são qualidades que fornecem um diferencial tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Identificar competências e habilidades de sua equipe é essencial para o crescimento sustentável da sua empresa. Agora que você já sabe um pouco mais, é hora de por em prática. Vamos lá?

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