fbpx

BLOG DA VT

Como o Hackathon pode ajudar na integração de sua equipe?

quarta-feira, junho 2019
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Como o Hackathon pode ajudar na integração de sua equipe?

Se você trabalha em uma startup de tecnologia, provavelmente já tenha participado de um Hackathon. Nos últimos anos, a maratona de programação tem se tornado cada vez mais comum nas empresas de base tecnológica ou setores de TI. O objetivo principal dessa atividade é desenvolver soluções que possam impactar a organização, tanto interna quanto externamente.

Mas o que poucos sabem é que o Hackathon também serve como uma poderosa ferramenta de integração de equipes para empresas de diversas áreas. A maratona ainda pode ajudar a solucionar problemas enfrentados pela sua equipe no dia a dia, como processos travados e falta de comunicação interna.

Conheça alguns dos benefícios de promover um Hackathon na sua empresa:

– Pensar novos serviços ou produtos

Se você tem uma equipe engajada, o Hackathon Corporativo é uma excelente maneira de otimizar seu sistema interno e pensar em novos produtos ou serviços para a sua empresa.

Para desenvolver essa atividade, proponha para as equipes mapear tendências e novas tecnologias; pensar em formas de aumentar a produtividade, otimizando os processos e reduzindo custos; e o principal: peça para elas trazerem insights dos clientes para melhorar o negócio.

O Hackathon Corporativo é muito utilizado pelo Google, Facebook e Microsoft, mas pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Além de ampliar suas opções de oferta de produtos, fortalece a cultura colaborativa e empreendedora na sua equipe.

– Recrutamento de novos profissionais

Por ser uma dinâmica de convivência, interação técnica e desenvolvimento de trabalho em equipe, o Hackathon é um ambiente perfeito para você sentir quem poderá ser um futuro colaborador da sua empresa.

Lembre-se de que o objetivo do desafio não é só chegar ao resultado e premiar o vencedor. O Hackathon é um experimento onde você consegue identificar as competências dos candidatos, que devem mostrar todas as suas habilidades em meio a diversos fatores que os colocam em situações extremas.
Por isso é interessante abrir as Hackathons também para o público externo. Diversas empresas aplicam a maratona de forma aberta, convocando os candidatos pelo site. É uma forma inovadora e inteligente de captar novos profissionais.

– Desenvolva novos líderes

Os Hackathons são ótimos para formar lideranças. Por ser estruturado em equipes, você consegue distinguir facilmente as habilidades de comando dos candidatos. E por ser em um ambiente flexível, onde não existe uma “pressão de mercado” de errar e acertar, você consegue incentivar esses talentos de maneira orgânica.

O que você precisa para realizar uma Hackathon?

O primeiro passo é ter claro o seu objetivo. É ele que vai ser a diretriz de todo o processo. Com base nele é que você deve propor o desafio para as equipes que vão participar da maratona.

Também é importante você pensar um local adequado para a realização do evento (lembre-se de que os participantes podem passar horas, ou até dias, nesse ambiente). Ofereça opções de comida, bebida e acesso à internet.

Outros pontos importantes que você deve ter em mente e que são fundamentais em Hackatons:

– O evento é competitivo, mas deve promover a colaboração. O objetivo é evoluir as capacidades de cada um.

– Não construa o projeto visando o lucro e nem como um método para explorar o tempo ou o conhecimento de outras pessoas. A histório dos Hackathons nos mostrar que os que tiveram mais sucesso foram aqueles em que os candidatos tiveram liberdade para criar e respeito ao seu trabalho.

– Deve promover a cultura corporativa de sua empresa, além de educar e inspirar os participantes, clientes e organizadores.

– Promova competições que desafiem os participantes não só no domínio de sua parte técnica. Levante temas e bandeiras que estejam alinhadas com o posicionamento da sua empresa e que saiam do escopo corporativo. Exemplos: maneiras de transformar o mundo, inovações ecologicamente sustentáveis ou socialmente responsáveis.

Colhendo os frutos do Hackaton

Como dito anteriormente, os Hackathons são fundamentais para promover a inovação tecnológica e os processos de sua empresa. Eles aumentam a integração de times de trabalho e a forma como pessoas compartilham informações. Mesmo sendo cansativa, a maratona (que pode durar 24h ou uma semana) é uma excelente oportunidade para você integrar sua equipe em um verdadeiro ambiente de colaboração e experimentação.

E você, já participou de um Hackathon? Conte para a gente nos comentários!

Veja também

+ leia mais
terça-feira, fevereiro 2018

Por que a comunicação interna é a chave para sua estratégia organizacional?

Vencer no mercado cada dia mais competitivo pode depender de variáveis que você nunca imaginou. A comunicação é a principal delas. Parece exagero? Mas uma estratégia organizacional eficaz precisa de pessoas alinhadas aos seus objetivos. No âmbito interno, isso significa conectar expectativas e valores. No externo, transmitir uma identidade de forma clara. Mas por que […]

Abrir
+ leia mais
terça-feira, maio 2019

O que é Onboarding e como aplicá-lo na sua empresa?

É importante que a área de Recursos Humanos sempre esteja atenta às novidades, processos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do colaborador. Nesse sentido, uma das tarefas mais importantes do RH é engajar a equipe e alinhar expectativas entre o propósito da empresa com o que o colaborador acredita e busca em sua vida profissional. […]

Abrir