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Como a integração organizacional pode engajar os colaboradores de uma empresa?

quinta-feira, janeiro 2019
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Socialização é a assimilação de hábitos que caracterizam o indivíduo ao seu grupo social. É o processo através do qual o indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando sua cultura. Sendo assim, a integração organizacional é a forma com que a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, socializando-os ao seu contexto e ao seu sistema para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da empresa.

Para falar sobre isso é necessário compreender o que é a cultura que ela envolve. Afinal, institucionalizar um modo de se expressar a partir dos valores e história que a empresa prega é uma forma de classificar a cultura organizacional, que já falamos por aqui no blog.

A integração organizacional representa um passo importante para envolver os colaboradores e traz diversas vantagens, como, por exemplo, a disseminação da cultura organizacional, a promoção do relacionamento interpessoal e a diminuição da ansiedade do novo colaborador, o que favorece um melhor desempenho e facilita a compreensão dele em relação a seu papel na empresa.

Existem 4 métodos básicos para implantar um bom processo de integração organizacional:

Processo Seletivo: durante o processo seletivo apresente aos candidatos o futuro ambiente de trabalho, a cultura, as atividades realizadas, os desafios, as recompensas e o estilo de administração predominante naquela organização. Clareza das atribuições do cargo: para motivar novos colaboradores pode ser uma boa ideia fornecer tarefas desafiadoras a fim de atingir um bom desempenho e afetividade com a empresa desde o início.

Supervisor como tutor: para integrar os novos colaboradores, é importante que a empresa tenha alguém que o oriente e incentive a atingir metas. Além de fornecer feedbacks e acompanhar o desenvolvimento do novo funcionário.

Equipe de trabalho: os colegas de trabalho tem papel fundamental na integração de novos funcionários. São eles que contribuem para o ambiente ser participativo, provocando um impacto positivo tanto na empresa quanto na inclusão do novo colaborador.

Treinamento/Programas de integração: é uma das partes fundamentais durante a integração do novo colaborador. É a partir desses tipos de programas que o funcionário se familiariza com a linguagem, estrutura, objetivos, missão e visão da organização.

Criar este tipo de processo de socialização pode ser a ferramenta chave para o sucesso da sua empresa. Com uma cultura organizacional institucionalizada, tanto seus colaboradores quanto os próprios clientes se beneficiam. Por isso, inserir programas de integração são essenciais para unir sua equipe, tornando-a mais produtiva e engajada.

Se você tem alguma experiência de socialização organizacional de sucesso que queira compartilhar com a gente, poste nos nossos comentários 😉

Um abraço da equipe VT Soluções.

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