fbpx

BLOG DA VT

Como promover um bom ambiente organizacional para este ano que está iniciando?

terça-feira, janeiro 2020
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • Como promover um bom ambiente organizacional para este ano que está iniciando?

O fornecimento de um bom serviço se constrói sobre uma boa gestão da equipe. Por isso, projetar um ambiente organizacional agradável e saudável é essencial para a sustentabilidade da sua empresa.

No ano passado, recebemos o selo Great Place to Work, atestando que a VT é um ótimo lugar para trabalhar. A partir da pesquisa de clima realizada pela GPT e das consultorias que recebemos, buscamos implantar ações para melhorar ainda mais o clima organizacional. Assim, nosso objetivo é ter colaboradores ainda mais engajados e que cresçam com a empresa.

Trazemos algumas dicas de como promover um bom ambiente organizacional, que já aplicamos ou que estão só em nosso horizonte. Mas acreditamos que aplicar somente algumas delas é um grande passo para manter um clima de harmonia, que permita a todos se sentirem bem e trabalharem com satisfação. 

Evidencie seu posicionamento

Conheça seus próprios valores e visão de mundo e evidencie isso para toda a empresa, para que os colaboradores possam compartilhá-los. Vivenciar uma verdade faz os colaboradores se sentirem à vontade, pois estão trabalhando pelo que acreditam. Expresse isso em materiais de comunicação interna e externa e realize conversas com todos sobre o assunto, permitindo que seu propósito se transforme em uma construção coletiva, para que o grupo se aproprie dele.

Envolva todos em um propósito comum

Apoie projetos sociais na sua comunidade e envolva toda a equipe. Na VT, realizamos o projeto VT do Bem, por exemplo, em que trabalhamos todos juntos para levar contribuições para instituições de caridade. É possível fazer iniciativas assim ou mesmo oferecer o próprio serviço da empresa sem custo para organizações sociais, permitindo que o colaborador dedique parte de suas horas para atender a esse projeto.

Promova a colaboração

Proporcione momentos de trabalho conjunto e de troca de conhecimento. Isso pode acontecer por meio de projetos especiais, criando grupos de trabalho interdisciplinares, ou mesmo nas tarefas de rotina. Uma forma de fazer isso é realizar encontros para que possam pensar juntos problemas e soluções. Outra possibilidade é realizar dinâmicas que proporcionem às pessoas conhecerem os seus colegas profissionalmente, informando, por exemplo, quais suas principais habilidades e como está o andamento do seu trabalho, dando abertura à troca de experiências e à ajuda mútua.

Crie momentos de troca pessoal

Abra espaço para momentos sem trabalho, seja para um café ou um happy hour. Manter relações pessoais entre a equipe permite uma maior intimidade e, assim, mais empatia e abertura à troca. Além disso, contribui para que se conheçam as forças e fraquezas uns dos outros e, assim, que o profissional saiba quem procurar quando precisar de ajuda.

Entenda as individualidades

Esteja atento a que cada colaborador vive uma realidade diferente e, por isso, entrega de formas diferentes. Busque compreender como cada um se sente em relação a valores como comprometimento e qualidade, por exemplo, e gerencie as entregas de acordo com essas peculiaridades. Procure ser flexível também com os horários, pois cada um tem rotinas pessoais e ritmos diferentes. Essas medidas ajudam a reduzir o estresse e faz seus colaboradores se sentirem respeitados.

Dê opções de benefícios

Ofereça benefícios aos colaboradores para que se sintam valorizados. Sobretudo, permita que cada um escolha seu benefício, pois cada colaborador está em um momento de vida e carreira. Por isso, para alguns deles pode ser mais interessante ter a oportunidade de realizar um curso de especialização, enquanto para outros é mais interessante receber um bônus.

Inicie o ano planejando ações que permitam que a sua empresa realize o mais importante para ela: cuidar da própria cultura organizacional. Estar atento ao que acontece internamente é a garantia de oferecer um serviço de qualidade para fora. Além de contar com colaboradores mais felizes, é a melhor forma de reter talentos.

 

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, abril 2019

VT realiza doação para creche em Viamão

Há 25 anos, Losangela Soares Martins, carinhosamente conhecida como Tia Lolo pela comunidade do bairro Orieta – Santo Onofre, fundou a creche comunitária que leva seu nome. A creche foi criada a partir de uma necessidade que a própria Tia Lolo tinha na época: ela precisava de alguém que pudesse dar aulas de reforço de […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, maio 2020

FAKE NEWS

Em época de crises como a do coronavírus, as fake news costumam se disseminar rapidamente e as empresas devem evitar que conteúdos falsos gerem ainda mais medo e tragam mais problemas. Diante disso, uma boa ação que o RH deve colocar em prática é apostar em diversas comunicações ao longo do dia/ semana. O ideal […]

Abrir
Contato comercial