fbpx

BLOG DA VT

A era da diversidade: os benefícios de inserir novas realidades na sua empresa

terça-feira, janeiro 2019
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • A era da diversidade: os benefícios de inserir novas realidades na sua empresa

A diversidade surge para apresentar novas visões e perspectivas para o mundo dos negócios. Com pessoas diferentes, a empresa consegue entregar soluções mais criativas para os clientes. Para isso acontecer, não basta apenas dizer que a empresa apoia a diversidade. É preciso que essa ideia realmente faça parte da sua cultura e seja demonstrada por meio de ações práticas. Além disso, é papel da organização ter recursos de desenvolvimento que abranjam as diferentes competências e habilidades, para que todos possam se incluir em suas funções.

Quando a cultura organizacional se abre para a diversidade, muitos benefícios e avanços começam a ocorrer. Como por exemplo, novas ideias de projetos, diferentes formas de colaborar com um cliente e até modificar costumes dentro da empresa. Para incentivar a implementar uma política de diversidade na sua empresa elencamos 6 dicas essenciais para mudar a realidade do seu negócio:

– Desenvolver políticas de RH inclusivas: o profissional de recursos humanos deve ter habilidades e conhecimento para que eles possam estar sensíveis às questões da diversidade, assegurando o respeito pela pessoa e promovendo um ambiente inclusivo.

– Engajamento: inserir uma política de diversidade na empresa pode ser a chave principal para incentivar o engajamento dessas pessoas. Valorizar funcionários com características e habilidades distintas é essencial para garantir o sucesso do setor e do negócio.

– Práticas de R&S: o profissional deve buscar novas fontes de recrutamento e seleção, além de novas formas de retenção de talentos. Esses profissionais contratados devem estar afinados com a política de diversidade da empresa.

– Monitoramento: também é atribuição do profissional de recursos humanos monitorar o ambiente para saber se as políticas e práticas estão sendo cumpridas. Esse procedimento faz parte do monitoramento do clima organizacional, que visa buscar um ambiente mais harmônico e sociável.

– Ideais interligados com os de fornecedores: escolher fornecedores e parceiros de negócios que adotem políticas semelhantes as suas é algo de extrema relevância para a manutenção de uma política de diversidade eficaz.

– Engajar a comunidade externa: para incluir uma política de diversidade dentro do seu negócio é preciso ir além do microespaço e atingir o macro. Com isso, é uma boa alternativa criar ações e divulgação sobre questões de diversidade tanto na empresa quanto na comunidade em geral.

Investir em uma cultura de diversidade é algo que exige foco, esforço e dedicação. Isso se dá, essencialmente, a partida formação de uma equipe de líderes com diferentes visões de mundo e extremamente comprometidos com essa causa. Começar com essas pequenas mudanças pode ser uma grande aposta para 2019. Vamos lá?

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, maio 2019

VT Realiza doações para ONG Projeto Amor

Do desejo da Igreja Brasa de ajudar moradores de rua que ocupavam prédios abandonados, nasceu, há 15 anos, em Portugal, o Projeto Amor. Cinco anos depois, o projeto chegou em Porto Alegre, e hoje atua levando café, chocolate quente, suco e pão para moradores de rua em pontos específicos da cidade e para pessoas em […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, junho 2020

05.06 Dia Mundial do Meio Ambiente

Você sabia que o ônibus é responsável por apenas 19% da poluição e os carros por 65%? Os coletivos são uma alternativa mais atraente, pois circulam com um número elevado de pessoas a bordo e reduzem o impacto das emissões. É indispensável que a sociedade tenha consciência de que o transporte individual nas cidades é […]

Abrir