fbpx

BLOG DA VT

A era da diversidade: os benefícios de inserir novas realidades na sua empresa

terça-feira, janeiro 2019
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • A era da diversidade: os benefícios de inserir novas realidades na sua empresa

A diversidade surge para apresentar novas visões e perspectivas para o mundo dos negócios. Com pessoas diferentes, a empresa consegue entregar soluções mais criativas para os clientes. Para isso acontecer, não basta apenas dizer que a empresa apoia a diversidade. É preciso que essa ideia realmente faça parte da sua cultura e seja demonstrada por meio de ações práticas. Além disso, é papel da organização ter recursos de desenvolvimento que abranjam as diferentes competências e habilidades, para que todos possam se incluir em suas funções.

Quando a cultura organizacional se abre para a diversidade, muitos benefícios e avanços começam a ocorrer. Como por exemplo, novas ideias de projetos, diferentes formas de colaborar com um cliente e até modificar costumes dentro da empresa. Para incentivar a implementar uma política de diversidade na sua empresa elencamos 6 dicas essenciais para mudar a realidade do seu negócio:

– Desenvolver políticas de RH inclusivas: o profissional de recursos humanos deve ter habilidades e conhecimento para que eles possam estar sensíveis às questões da diversidade, assegurando o respeito pela pessoa e promovendo um ambiente inclusivo.

– Engajamento: inserir uma política de diversidade na empresa pode ser a chave principal para incentivar o engajamento dessas pessoas. Valorizar funcionários com características e habilidades distintas é essencial para garantir o sucesso do setor e do negócio.

– Práticas de R&S: o profissional deve buscar novas fontes de recrutamento e seleção, além de novas formas de retenção de talentos. Esses profissionais contratados devem estar afinados com a política de diversidade da empresa.

– Monitoramento: também é atribuição do profissional de recursos humanos monitorar o ambiente para saber se as políticas e práticas estão sendo cumpridas. Esse procedimento faz parte do monitoramento do clima organizacional, que visa buscar um ambiente mais harmônico e sociável.

– Ideais interligados com os de fornecedores: escolher fornecedores e parceiros de negócios que adotem políticas semelhantes as suas é algo de extrema relevância para a manutenção de uma política de diversidade eficaz.

– Engajar a comunidade externa: para incluir uma política de diversidade dentro do seu negócio é preciso ir além do microespaço e atingir o macro. Com isso, é uma boa alternativa criar ações e divulgação sobre questões de diversidade tanto na empresa quanto na comunidade em geral.

Investir em uma cultura de diversidade é algo que exige foco, esforço e dedicação. Isso se dá, essencialmente, a partida formação de uma equipe de líderes com diferentes visões de mundo e extremamente comprometidos com essa causa. Começar com essas pequenas mudanças pode ser uma grande aposta para 2019. Vamos lá?

Veja também

+ leia mais
sexta-feira, dezembro 2017

Metodologia Ágil, uma alternativa para driblar as imprevisibilidades

Aqui na VT Soluções, acreditamos que o Recursos Humanos do futuro deve apostar cada vez mais na relação entre os colaboradores para crescer sustentavelmente. Por isso, ficamos muito entusiasmados quando vemos empresas apostarem na Metodologia Ágil. Isso porque os métodos ágeis, oriundos da transformação tecnológica, valorizam principalmente os indivíduos e as interações. Acreditamos que, com […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, junho 2019

VT realiza doação para Associação Beneficente Santa Zita de Lucca

A associação beneficente Santa Zita de Lucca iniciou suas atividades na década de 70, quando 8 casais se sensibilizaram com a vulnerabilidade social da comunidade do bairro Partenon, em Porto Alegre, e decidiram exercer a responsabilidade social através da criação de uma entidade beneficente. A partir de 2004, a entidade passou a atuar na área […]

Abrir