fbpx

BLOG DA VT

05 dicas essenciais para fazer uma melhor gestão do seu tempo

quarta-feira, abril 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • 05 dicas essenciais para fazer uma melhor gestão do seu tempo

Como você pratica a gestão do tempo na sua vida? Com a correria do dia a dia, a impressão de falta de tempo é uma realidade.

Mas afinal, o que é Gestão de tempo? É um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

Embora seja mais comum haver essa preocupação no trabalho, ela também se aplica muito bem à rotina pessoal. Quando você administra melhor o seu tempo, consequentemente, aumenta seu rendimento. Isso, por sua vez, contribui com a elevação do bem-estar, o que garante uma proximidade da felicidade plena.

Por isso, e para te ajudar, separamos 05 dicas essenciais que irão te auxiliar a gerenciar melhor o seu tempo.

1. Planejamento
O primeiro passo, sem dúvida, é o planejamento. Sem ele, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue abraçar. Por isso, reúna todas as atividades que precisam ser cumpridas. Pode listá-las em um papel ou em uma planilha, como preferir.

2. Definição de metas
As metas são fundamentais para que a motivação seja mantida sempre em alta. Elas contribuem com o foco e, quando atingidas, promovem a sensação de dever cumprido.

3. Prazos
Nunca subestime a duração de uma tarefa. Você pode cronometrar as mais habituais para ter uma noção de quanto irá demorar para realizar nas vezes seguintes. Assim, é possível se programar. Para as que nunca foram feitas antes, a alternativa é mesmo prever. Baseie-se em tarefas similares que já tenham sido executadas.

4. Agendamentos
Use uma agenda de papel ou, se quiser, utilize as digitais, como o Google Agenda. Essas versões online são ótimas porque você pode estabelecer alertas, que ajudarão a lembrar das suas marcações.

5. Priorize as tarefas
Classifique as tarefas por ordem de importância e nível de urgência. Comece pelas mais importantes e mais urgentes. Depois, realize as mais importantes, mas nem tão urgentes. Em seguida, assuma as mais urgentes, mas não importantes.

Coloque em prática as recomendações já mencionadas, para não sofrer com a exaustão e a frustração, muito frequentes em quem sofre com o estresse pela sobrecarga.

Fonte: https://ead.ucs.br/blog/gestao-tempo

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, março 2022

Podcast Sala do RH: tornando o RH um setor mais estratégico e de espaço acolhedor que promova o diálogo

Nem sempre um bom gerenciamento de recursos humanos nas organizações significa apenas ter uma liderança forte e comprometida com os resultados. Hoje em dia é necessário  pensar no setor de RH de forma estratégica, que pode ser ampliada a todas as camadas da empresa. Saber a importância dos recursos humanos, não só como referência mas […]

Abrir
+ leia mais
sexta-feira, julho 2021

Podcast Sala do RH: Nos bastidores do CIEE-RS

No segundo episódio do Sala de RH, trouxemos a Andressa Rech, Coordenadora Central de Relacionamento com Cliente do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE). A Andressa contou para a gente um pouco mais sobre os bastidores do Ciee, a missão de inserir jovens no mercado de trabalho é muito importante e a nossa parceira desenvolve com […]

Abrir
Contato comercial