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4 ferramentas de comunicação digital para ajudar o RH

segunda-feira, janeiro 2017
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Uma das tendências para o RH inovador é o aprimoramento do uso da tecnologia. Esse é o primeiro passo para modernizar qualquer empresa. E não existe jeito de atualizar processos e ideias de outras áreas, sem passar pela modernização das atividades que envolvem a área de Recursos Humanos.

Processos modernizados engajam porque conectam as pessoas, e isso não vale só para os Milleniuns. Colaboradores conectados, combinados a valores contemporâneos, significam uma organização com a qual mundo se identifica e se importa.

Por aqui, nos preocupamos em oferecer a tecnologia mais avançada para facilitar processos. Por isso, trazemos algumas dicas para te ajudar também na comunicação interna do setor de RH.

1. Vídeos humanizam e modernizam

Explanações tradicionais exigem um interlocutor muito comunicador e carismático para alcançar um nível de conexão relevante entre pessoas e empresa. Isso sem falar nos treinamentos. A falta de interesse nesse conteúdo pelos funcionários pode não só ter custos de operação, mas também riscos.

Os vídeos podem reduzir esses momentos longos e cansativos e ainda comunicar de forma mais eficiente o mais importante para as empresas: os valores.

Além disso, esse é um formato que transmite modernidade e que sua empresa está conectada com tendências. Organizações do futuro se comunicam com pessoas do futuro, que vão trazer as transformações que você precisa.

Não há forma melhor de comunicar uma mesma mensagem e manter as pessoas alinhadas, mesmo que elas trabalhem em cidades diferentes, do que a linguagem universal do vídeo.

É claro que vídeos precisam ser bem pensados e produzimos. Sem um bom roteiro e o direcionamento certo não adianta nada o investimento.

2. Redes sociais são aliadas

Proibir o uso das redes sociais é um tiro no pé para qualquer empresa. Fazer isso não só desmotiva, mas também dificulta a comunicação fluida.

Como toda empresa precisa estar presente nesses canais, e precisa que o público externo a veja, não faz sentido não conectar seu primeiro e principal público: os colaboradores.

Promover o engajamento dessas pessoas possibilita uma relação mais próxima com a organização e uma fidelização maior. Redes sociais são feitas de pessoas, e não só de computadores, e são elas que levarão seu nome para o mundo.

Se o seu medo é a má utilização desses canais, como diminuição da produtividade e questões de segurança da informação, divulgue entre os colaboradores um “código de utilização”. Isso pode ajudar muito a minimizar esse tipo de problema.

3. Mobile first para os novos talentos

Pensar online é também pensar em mobilidade. A nova geração de talentos quer se conectar com empresas que tenham os seus valores, mas que também estejam conectadas com a realidade contemporânea.

O novo profissional é dinâmico, e não é possível mantê-lo somente atrás do desktop. Isso significa, no mínimo, menos criatividade para alavancar novos projetos.

De novo: aposte na experiência para o público interno. Você só poderá comunicar uma verdade para fora se ela vier de dentro.

4. Computação em nuvem agiliza processos

Essa pode ser a principal ferramenta para garantir um RH estratégico [link texto blog]. A computação em nuvem significa ter o acesso ao sistema de gestão de forma totalmente online. Trabalhar assim ajuda qualquer setor a ser menos operacional e mais econômico.

Ferramentas de nuvem oferecem um ambiente online para guardar informações e facilitar o acesso por qualquer colaborador. Ganha-se tempo de comunicação e os processos ficam padronizados, evitando erros e falta de alinhamento.

Mas é claro que a transformação das ferramentas não são nada sem a transformação do RH. É preciso inovar na mentalidade, praticando a agilidade da comunicação digital e das novas gerações.

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