04 princípios para desenvolver inteligência emocional
Inteligência emocional é um conceito da Psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade.
É possível lidar com as pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, por meio do desenvolvimento de habilidades.
Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento entre as pessoas, permitindo um maior entendimento nas relações pessoais, e a melhor interação e comunicação no trabalho.
Por isso, trouxemos para você algumas dicas de como desenvolver inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo as relações mais saudáveis e crescendo como pessoa.
1.Coloque em prática a resiliência
A resiliência está em receber os impactos da rotina e conseguir absorvê-los, mantendo-se firme e focado, aprendendo com os próprios erros e lidando, de maneira inteligente, com os fatos.
2.Conheça seus limites
Seus limites serão descobertos à medida que você avançar no autoconhecimento, por isso é tão importante conhecer-se cada dia mais. Além de ter certeza de quais são os seus defeitos e as suas qualidades, é preciso reconhecer que você tem alguns limites.
3.Observe e analise seu próprio comportamento
Observe quais são as reações da mente e do corpo, além das sensações e dos pensamentos que foram instigados. Em um segundo momento, a análise deve ocorrer após a chegada dos sentimentos (sejam eles positivos, sejam eles negativos). Pode-se tentar descobrir o que desencadeou tais reações físicas e mentais.
4.Aprenda a trabalhar as emoções negativas
Para que o bem-estar próprio seja garantido, é necessário manter as emoções que nos afligem sob controle. Afinal, o fato de lidarmos com emoções negativas é um mal inevitável. Quando elas nos acometem de forma intensa e permanecem em nosso interior por um longo tempo, acabam com nossa estabilidade.
Sua empresa está por dentro das mudanças no mercado e das tendências de treinamentos eficazes? Com a pandemia de Covid-19, o número de habilidades necessárias para realização de um único trabalho deverá aumentar 10% ano a ano. Ainda, mais de 30% das competências que eram essenciais há três anos, logo serão irrelevantes para o mercado […]
No segundo episódio do Sala de RH, trouxemos a Andressa Rech, Coordenadora Central de Relacionamento com Cliente do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE). A Andressa contou para a gente um pouco mais sobre os bastidores do Ciee, a missão de inserir jovens no mercado de trabalho é muito importante e a nossa parceira desenvolve com […]
Colaborador:
Baixe aqui o app Meu VT