fbpx

BLOG DA VT

segunda-feira, maio 2021

04 princípios para desenvolver inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito da Psicologia que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade.
É possível lidar com as pessoas e suas emoções, assim como compreender os próprios sentimentos, por meio do desenvolvimento de habilidades.

Essa habilidade, quando bem trabalhada, favorece o bom relacionamento entre as pessoas, permitindo um maior entendimento nas relações pessoais, e a melhor interação e comunicação no trabalho.

Por isso, trouxemos para você algumas dicas de como desenvolver inteligência emocional para alcançar o equilíbrio entre a razão e a emoção, mantendo as relações mais saudáveis e crescendo como pessoa.

1.Coloque em prática a resiliência
A resiliência está em receber os impactos da rotina e conseguir absorvê-los, mantendo-se firme e focado, aprendendo com os próprios erros e lidando, de maneira inteligente, com os fatos.

2.Conheça seus limites
Seus limites serão descobertos à medida que você avançar no autoconhecimento, por isso é tão importante conhecer-se cada dia mais. Além de ter certeza de quais são os seus defeitos e as suas qualidades, é preciso reconhecer que você tem alguns limites.

3.Observe e analise seu próprio comportamento
Observe quais são as reações da mente e do corpo, além das sensações e dos pensamentos que foram instigados. Em um segundo momento, a análise deve ocorrer após a chegada dos sentimentos (sejam eles positivos, sejam eles negativos). Pode-se tentar descobrir o que desencadeou tais reações físicas e mentais.

4.Aprenda a trabalhar as emoções negativas
Para que o bem-estar próprio seja garantido, é necessário manter as emoções que nos afligem sob controle. Afinal, o fato de lidarmos com emoções negativas é um mal inevitável. Quando elas nos acometem de forma intensa e permanecem em nosso interior por um longo tempo, acabam com nossa estabilidade.

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, abril 2019

VT realiza doação para creche em Viamão

Há 25 anos, Losangela Soares Martins, carinhosamente conhecida como Tia Lolo pela comunidade do bairro Orieta – Santo Onofre, fundou a creche comunitária que leva seu nome. A creche foi criada a partir de uma necessidade que a própria Tia Lolo tinha na época: ela precisava de alguém que pudesse dar aulas de reforço de […]

Abrir
+ leia mais
quinta-feira, agosto 2018

Pesquisa de Clima Organizacional: saiba como aplicar no seu negócio

Os principais objetivos da pesquisa são para propor ajustes nas políticas de RH e possibilitar um diálogo transparente entre chefias e funcionários. Além disso, ajuda a definir planos de ações para a melhoria do clima organizacional, elevando o índice de motivação dos colaboradores. Em geral, ela é realizada seguindo as seguintes etapas: preparação e coleta […]

Abrir