fbpx

BLOG DA VT

STARTUPS PROMISSORAS PARA 2021 NO BRASIL

sexta-feira, fevereiro 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • STARTUPS PROMISSORAS PARA 2021 NO BRASIL

As maiores Startups Brasileiras

Você já deve ter escutado ou entrado em contato com o termo “Startup” em algum momento nos últimos anos. Mas, o que realmente faz uma Startup e como se tornou um dos termos mais utilizados no mercado da inovação e tecnologia?

O termo Startup surgiu durante a crise das empresas ponto-com, entre 1996 e 2001. Época em que se forma a conhecida “bolha da internet”, o termo era utilizado para definir grupos de pessoas trabalhando por uma ideia inovadora e com grande capacidade de rápido crescimento. Além disso, se levarmos em conta a etimologia da palavra, pode se caracterizar por qualquer ideia em fase inicial de planejamento.

Atualmente, existem outras definições para o uso do termo. A mais aceita por especialistas é: Um modelo de negócio inovador, repetível e escalável dentro de um cenário de incertezas. Ou seja, uma empresa com ideias criativas, inovadoras, tecnológicas e com grande capacidade de fazer dinheiro rápido.

Por mais que os maiores exemplos de empresas que surgiram como startups sejam da área da tecnologia, não é necessariamente uma regra seguir este mercado. Mas sim, grandes empresas como Google, Facebook, Airbnb, Uber, Spotify etc surgiram como startups, todas dentro da área de tecnologia, com apps funcionais e inovadores.

No Brasil, temos grandes exemplos de empresas que surgiram como Startups. Bons exemplos, Ifood, 99 táxi, Nubank e Pagseguro, são empresas que iniciaram como Startups e hoje são consideradas Unicórnios ( unicórnio é o termo usado para startups que chegam ao valor de mercado de 1 bilhão de dólares ou mais).

Existem diversas categorias de startups, que se dividem em tipos de negócios e nichos. São elas:

B2B (Business to Business): esse tipo de startup atende outras empresas ao invés do consumidor final diretamente. Um exemplo é o 99 corporativo, serviço de transporte para empresas.

B2C (Business to Consumer): essa startup fornece um serviço para o consumidor final. Um exemplo é o 99, serviço de transporte voltado para o consumidor diretamente.

B2B2C (Business to Business to Consumer): é utilizada quando uma empresa faz negócios com outra visando uma venda para o cliente final. No caso, o iFood é um ótimo caso de uma startup que faz parceria com outras empresas (restaurantes) para ajudar na venda para clientes.

Já os nichos onde atuam são de acordo com a área da empresa, alguns termos como FinTech, HealthTech, EdTech, LawTech, que se definem, respectivamente, de mercado financeiro, saúde e medicina, educação, direito.

Estas empresas servem de exemplo para muitos estudos de gestão, devido a seus rápido crescimento dentro do mercado. Vale ressaltar que todos os anos surgem novas Startups e é sempre bom estarmos de olho nesse mercado para cada vez mais inovarmos em nossas empresas.

E podemos apostar que você está curioso para saber pelo menos quais são elas, no Brasil, porque sim, temos várias. Trouxemos uma listinha com 3 startups promissoras para o ano de 2021, confere abaixo:

1. Olist
O Olist é uma das startups mais promissoras do ano de 2021.
O Olist é uma das startups mais promissoras de 2021, sendo cotada até mesmo para se tornar uma das próximas Unicórnio brasileira. A empresa é de Curitiba, e trabalha com soluções para aumentar as vendas de varejistas através do seu marketplace.
O termo Unicórnio brasileira, quer dizer: empresas de tecnologia privadas avaliadas em mais de um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores, ou seja, antes de realizar o IPO (Initial Public Offering).

2. Docway
A Docway surgiu em 2015 com a ideia inovadora de fazer com que, ao invés de o doente ir até o consultório médico, o profissional vai até à casa do paciente. Depois de um tempo mudaram-se de Curitiba para a cidade de São Paulo, assim ampliando a rede de atendimento em todo o país.
Em 2020 por conta da pandemia de coronavírus e afastamento social a empresa incorporou outra revolução: as teleconsultas. Dessa forma, tanto profissionais quanto pacientes cadastrados na plataforma puderam realizar suas consultas médicas através de vídeo chamadas.
Todas as inovações aplicadas pela startup fazem dela uma das mais promissoras para o ano de 2021.

3. Social Miner
A Social Miner é uma startup focada na avaliação do comportamento do consumidor online e humanização desses clientes. Essas informações são utilizadas para ajudar as marcas em suas estratégias de marketing e vendas. A proposta é que as marcas entendam as necessidades reais, hábitos e buscas dos clientes, e criem campanhas e processos mais humanizados.
Segundo a startup, esse processo de humanização do cliente, faz com que as vendas dos e-commerces e a impressão favorável das marcas, aumente.

Fonte das startups mais promissoras: https://www.jornalcontabil.com.br/lista-de-startups-promissoras-para-2021/

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, agosto 2019

VT realiza doação para Escola Estadual Especial Cristo Redentor

Há mais de 52 anos a escola Escola Estadual Especial Cristo Redentor, situada no bairro Sarandi, em Porto Alegre/RS, atua com crianças e adultos com necessidades especiais. Atualmente, frequentam a instituição 204 alunos de 6 a 25 anos, divididos em dois turnos, manhã e tarde. Os alunos têm aulas com as disciplinas curriculares, como português, […]

Abrir
+ leia mais
terça-feira, abril 2020

Gestão Estratégica.

Um RH estratégico consiste em articular e conhecer muito bem a missão e os objetivos da empresa. Assim, o setor deve ter como foco os resultados, o valor do negócio e os colaboradores, entendendo quais são as principais necessidades e como atingi-las de forma equilibrada. Isso contribui tanto para um cenário mais fluido de trabalho, […]

Abrir