fbpx

BLOG DA VT

05 dicas essenciais para fazer uma melhor gestão do seu tempo

quarta-feira, abril 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • 05 dicas essenciais para fazer uma melhor gestão do seu tempo

Como você pratica a gestão do tempo na sua vida? Com a correria do dia a dia, a impressão de falta de tempo é uma realidade.

Mas afinal, o que é Gestão de tempo? É um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

Embora seja mais comum haver essa preocupação no trabalho, ela também se aplica muito bem à rotina pessoal. Quando você administra melhor o seu tempo, consequentemente, aumenta seu rendimento. Isso, por sua vez, contribui com a elevação do bem-estar, o que garante uma proximidade da felicidade plena.

Por isso, e para te ajudar, separamos 05 dicas essenciais que irão te auxiliar a gerenciar melhor o seu tempo.

1. Planejamento
O primeiro passo, sem dúvida, é o planejamento. Sem ele, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue abraçar. Por isso, reúna todas as atividades que precisam ser cumpridas. Pode listá-las em um papel ou em uma planilha, como preferir.

2. Definição de metas
As metas são fundamentais para que a motivação seja mantida sempre em alta. Elas contribuem com o foco e, quando atingidas, promovem a sensação de dever cumprido.

3. Prazos
Nunca subestime a duração de uma tarefa. Você pode cronometrar as mais habituais para ter uma noção de quanto irá demorar para realizar nas vezes seguintes. Assim, é possível se programar. Para as que nunca foram feitas antes, a alternativa é mesmo prever. Baseie-se em tarefas similares que já tenham sido executadas.

4. Agendamentos
Use uma agenda de papel ou, se quiser, utilize as digitais, como o Google Agenda. Essas versões online são ótimas porque você pode estabelecer alertas, que ajudarão a lembrar das suas marcações.

5. Priorize as tarefas
Classifique as tarefas por ordem de importância e nível de urgência. Comece pelas mais importantes e mais urgentes. Depois, realize as mais importantes, mas nem tão urgentes. Em seguida, assuma as mais urgentes, mas não importantes.

Coloque em prática as recomendações já mencionadas, para não sofrer com a exaustão e a frustração, muito frequentes em quem sofre com o estresse pela sobrecarga.

Fonte: https://ead.ucs.br/blog/gestao-tempo

Veja também

+ leia mais
quarta-feira, setembro 2020

O NOVO NORMAL

Trabalhar em casa parece ser um novo normal para as pessoas em todo o mundo. Estar em Home Office pode ser uma oportunidade fantástica, mas também pode ser incrivelmente isolador e desafiador – especialmente se você está acostumado a ir para o escritório. Hoje nós trouxemos algumas ideias para mudar a sua rotina de trabalho […]

Abrir
+ leia mais
segunda-feira, maio 2021

Equilíbrio emocional do colaborador

5 fatores que colaboram para o equilíbrio emocional do colaborador A área de Recursos Humanos, talvez, seja uma das mais impactadas com a pandemia do coronavírus, devido a uma grande logística que muitas empresas precisaram adotar nas relações de trabalho. O profissional de RH vive um misto de sentimentos como o nervosismo, ansiedade, insegurança, preocupação […]

Abrir