fbpx

BLOG DA VT

05 dicas essenciais para fazer uma melhor gestão do seu tempo

quarta-feira, abril 2021
  • Home
  • >
  • Blog
  • >
  • 05 dicas essenciais para fazer uma melhor gestão do seu tempo

Como você pratica a gestão do tempo na sua vida? Com a correria do dia a dia, a impressão de falta de tempo é uma realidade.

Mas afinal, o que é Gestão de tempo? É um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas.

Embora seja mais comum haver essa preocupação no trabalho, ela também se aplica muito bem à rotina pessoal. Quando você administra melhor o seu tempo, consequentemente, aumenta seu rendimento. Isso, por sua vez, contribui com a elevação do bem-estar, o que garante uma proximidade da felicidade plena.

Por isso, e para te ajudar, separamos 05 dicas essenciais que irão te auxiliar a gerenciar melhor o seu tempo.

1. Planejamento
O primeiro passo, sem dúvida, é o planejamento. Sem ele, você corre o risco de assumir mais tarefas do que, realmente, consegue abraçar. Por isso, reúna todas as atividades que precisam ser cumpridas. Pode listá-las em um papel ou em uma planilha, como preferir.

2. Definição de metas
As metas são fundamentais para que a motivação seja mantida sempre em alta. Elas contribuem com o foco e, quando atingidas, promovem a sensação de dever cumprido.

3. Prazos
Nunca subestime a duração de uma tarefa. Você pode cronometrar as mais habituais para ter uma noção de quanto irá demorar para realizar nas vezes seguintes. Assim, é possível se programar. Para as que nunca foram feitas antes, a alternativa é mesmo prever. Baseie-se em tarefas similares que já tenham sido executadas.

4. Agendamentos
Use uma agenda de papel ou, se quiser, utilize as digitais, como o Google Agenda. Essas versões online são ótimas porque você pode estabelecer alertas, que ajudarão a lembrar das suas marcações.

5. Priorize as tarefas
Classifique as tarefas por ordem de importância e nível de urgência. Comece pelas mais importantes e mais urgentes. Depois, realize as mais importantes, mas nem tão urgentes. Em seguida, assuma as mais urgentes, mas não importantes.

Coloque em prática as recomendações já mencionadas, para não sofrer com a exaustão e a frustração, muito frequentes em quem sofre com o estresse pela sobrecarga.

Fonte: https://ead.ucs.br/blog/gestao-tempo

Veja também

+ leia mais
quinta-feira, abril 2021

Quais são os principais vilões da gestão de tempo?

Um dos males da vida moderna é a falta gestão do tempo. Você mal chega no trabalho e já tem milhares de notificações e uma lista de atividades que parece não ter fim. O dia parece que não tem horas suficientes, não é? O excesso de atividades no trabalho reduz o tempo disponível para outras […]

Abrir
+ leia mais
sexta-feira, janeiro 2020

Segredos das boas ideias para uma empresa inovadora

Uma empresa somente é inovadora se alimenta a geração de ideias. Porém, ainda que pareça complicado obter ideias geniais, na verdade não há segredo. Afinal, a criatividade não é questão de sorte, mas de estabelecer métodos e muito treino na rotina. O segredo das boas ideias para uma empresa inovadora é, portanto, ter uma cultura […]

Abrir
Contato comercial